A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506

Palavras-chave:

Mindfulness, Neurociência, Ensino-aprendizagem, Embodied cognition

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa, em nível de mestrado, “Influência de um programa de consciência corporal em estudantes do ensino médio”, que foi realizada no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, cujo objetivo é verificar a influência da prática do mindfulness para a promoção da saúde e complementação acadêmico-formativa de adolescentes. Neste trabalho, evidenciaram-se resultados preliminares e as percepções dos estudantes acerca de tal prática na escola. De tipologia pesquisa-ação com abordagem qualitativo-quantitativa, o estudo se desenvolveu entre março e maio de 2019. Para a produção de dados, foram utilizados questionários e protocolos específicos da área da Educação Física, sendo tais instrumentos aplicados nas fases pré e pós-intervenções. O programa se efetivou com o desenvolvimento de vivências de mindfulness que promoviam uma profunda reflexão sobre o corpo-mente, ocorrendo na escola e nas residências de cada participante. Resultados preliminares demonstraram que após quatro seções presenciais, aliadas a oito semanas consecutivas de práticas de mindfulness domiciliar, foi possível verificar uma melhora na percepção e conduta que estes adolescentes tiveram para com os seus corpos e ações diárias. Por fim, pode-se considerar que tais vivências foram ferramentas essenciais para uma visão mais contextualizada, acerca da relevância das intervenções sistêmicas nos fatores biopsicossociais e acadêmico-formativos.

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Biografia do Autor

Anderson Augusto Ribeiro, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT\UNIC)

Cleonice Terezinha Fernandes, UTAD

Doutora em Ciências da Motricidade al (UTAD/PT) Pós-Doutoranda na Universidade de Huelva - Espanha (UHU)

Maria Isabel Martins Mourão Carvalhal, UTAD

Doutora em Ciências da Motricidade (UTAD/PT)

Edgar Nascimento, UNESP

Doutor em Engenharia Elétrica (UNESP)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

AUGUSTO RIBEIRO, Anderson; TEREZINHA FERNANDES, Cleonice; MARTINS MOURÃO CARVALHAL, Maria Isabel; NASCIMENTO, Edgar. A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 524–545, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/518. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias