ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p610-620.id465

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Aulas práticas, Aulas teóricas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa de campo que buscou identificar a opinião dos estudantes da Escola Estadual “Onze de Março” sobre a importância de aulas práticas no auxílio do ensino de Química. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário a 102 alunos das três séries (3 turmas/série) do Ensino Médio. A análise das respostas demonstrou que os professores de química desses alunos realizam atividades práticas com frequência, aliando a teoria com a prática.  Segundo a opinião dos entrevistados, o desenvolvimento de aulas teóricas aliadas as aulas práticas tornaram o estudo da química mais interessante e motivador, além de facilitar a compreensão do conteúdo estudado.

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Biografia do Autor

Taiana Paula Streck Vendruscolo, UNEMAT

Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas (UNEMAT) Professora na Escola Estadual Onze de Março (SEDUC/MT)

Marcilene Alves de Souza Castrillon, UNEMAT

Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas (UNEMAT)

Oalas Aparecido Morais dos Santos, UNESP

Doutorado em Química (UNESP) Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

STRECK VENDRUSCOLO, T. P.; SOUZA CASTRILLON, M. A. de; MORAIS DOS SANTOS, O. A. ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 610–620, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p610-620.id465. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/524. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias