A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497

Palavras-chave:

Bactéria, Resistência bacteriana, Antibióticos, Ensino, Livro didático

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que investiga o tema da resistência bacteriana e suas relações com o campo do ensino e as discussões que tangem o tema da saúde, gerando o objetivo desta pesquisa: verificar o trato do tema resistência bacteriana, abordada em livros didáticos e sua explanação relativa a importância do uso correto de antibióticos. Para isso, lançamos mão de uma metodologia de cunho qualitativo, empreendendo um estudo descritivo de 10 (dez) livros didáticos de Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2018). A análise considerou a presença de quatro critérios: C1- doenças bacterianas e seu tratamento; C2- Resistência Bacteriana; C3- Problematização do tema Resistência Bacteriana; C4- Incentivo as práticas de uso correto de antibióticos. Dos livros analisados 80% estão adequados quanto ao ensino de doenças bacterianas e tratamento.  O tema resistência bacteriana apareceu em 50% dos livros com tópicos extremamente pequenos e explicações rasas. A problematização da resistência bacteriana apareceu em 70% dos livros com número de questões insignificantes. O uso correto de antibióticos apareceu somente em 40% dos livros. Concluímos que se faz necessário a criação de outras formas didáticas para o ensino destas temáticas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Marcelle Alves Carvalho, UniFOA

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Carlos Alberto Sanches Pereira, USP

Doutor em Biotecnologia Industrial (USP) Professor e orientador do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, UniFOA

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Ana Paula Cunha Pereira, UNICAMP

Doutora em Educação Física (UNICAMP) Professora e orientadora do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

ALVES CARVALHO, Marcelle; SANCHES PEREIRA, Carlos Alberto; OLIVEIRA SOUZA, Lidiane de Fátima de; CUNHA PEREIRA, Ana Paula. A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 653–668, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/527. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias