Formação docente em Biologia: em foco a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no PPC

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23102.id819

Palavras-chave:

Licenciatura, Currículo, Paradigma, Inovação

Resumo

O currículo das licenciaturas se constitui de disciplinas de conteúdo específico, disciplinas de conteúdo pedagógico, estágio supervisionado, além de problematizações das teorias do currículo e inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Esta pesquisa investiga de que forma a inserção das TDIC tem se constituído como elemento formativo no curso de Licenciatura em Biologia (LB), abordando em que perspectiva essa inserção se dá (dominante/emergente). Para tanto, utilizamos como abordagem metodológica o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a análise documental a partir do PPC do curso de LB. A análise demonstrou que a proposta formativa busca inserir as TDIC na formação docente. No entanto, mesmo quando as TDIC estão presentes no PPC, elas configuram-se na perspectiva do paradigma dominante, pois estão inseridas em disciplinas específicas e não emergem das visões críticas que possibilitam o exercício de práticas inovadoras caminhando na perspectiva do paradigma emergente.

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Biografia do Autor

Thálita Maria Francisco da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG)

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Química (IQ/UFG)

rofessora na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG)

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

SILVA, Thálita Maria Francisco da; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Formação docente em Biologia: em foco a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no PPC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23102, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23102.id819. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/819. Acesso em: 29 abr. 2024.