v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020
Janeiro a Abril de 2020

Editorial

EDITORIAL
Edimarcio Francisco da Rocha, Ana Cláudia Tasinaffo Alves
PDF

Ciências da natureza e suas tecnologias

APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Augusto Fachín Terán, Fabrícia Souza da Silva, Ailton Cavalcante Machado
121-138
PDF
“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL.
Fernanda Welter Adams, Raquel Martins de Oliveira, Ângela Claúdia Dias Domingues
139-155
PDF
QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Ezequiel Santos Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Diego Arantes Teixeira Pires
172-192
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB
Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Henrique do Nascimento Coutinho
193-213
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Martha Silva Conceição, Aline Grohe Schirmer Pigatto
214-233
PDF
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE UNIFLOR - PR
Bianca Guimarães Severo dos Santos, Marcia Regina Royer
234-248
PDF
LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO): O SABER O QUE ENSINAR
Marta Maria Pontin Darsie, Maranei Rohers Penha
249-270
PDF
O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Eliane Oliveira da Silva, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
271-288
PDF
O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
Diogo da Silva, Alvaro Lorencini Junior
289-305
PDF
ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
Camila Maria Gonçalves de Castro, Giovana Evangelista Alves, Cláudio Alves Pereira
306-324
PDF
CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO OS INVERTEBRADOS” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Adriano Marcos Romano, Hilton Marcelo de Lima Souza, Josué Ribeiro da Silva Nunes
325-343
PDF
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
Jéferson Pereira da Silva, Thiago Andrade de Toledo, Leandro Carbo
344-359
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS
Iara Késia Alves dos Santos, Antonio Jarbas Barros de Moraes
360-373
PDF
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS
João Batista da Silva
374-390
PDF
CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS
Núbia Duarte da Cruz, Glesia Gomes da Costa Messias, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
391-411
PDF
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Mara Elisângela Jappe Goi
412-430
PDF
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
Jully Chagas da Silva, Mara Maria Dutra
431-448
PDF
POR QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REPROVA TANTO?
Eduardo Ribeiro Mueller, leticia Vanin, Gabriel Bezerra Cardoso, Rans Miler Pereira Dantas
449-468
PDF

Ciências humanas e suas tecnologias

APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Clécia Messias de Souza, José Carlos Moreira de Souza
469-488
PDF
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA
Vanessa Costa Gonçalves Silva, Raquel Martins Fernandes, Paulo Alves de Oliveira
489-501
PDF
INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES
Cleise Helen Botelho Koeppe, Janaina Enck, Marcus Eduardo Ribeiro, Luciana Calabro
502-521
PDF
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
Krishna Rodrigues de Rosa, Ana Paula Teles dos Reis, Antonia Eva Rodrigues da Silva, Alessandra Maria Filippin dos Passos
522-543
PDF
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Marcelo Orlando Sales Pessim, Eliana Alves Pereira Leite
544-562
PDF
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
Divanez Alves Correia, Jair José Maldaner, Rivadávia Porto Cavalcante, Wallysonn Alves de Sousa
563-581
PDF