v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020
Janeiro a Abril de 2020

Editorial

Edimarcio Francisco da Rocha, Ana Cláudia Tasinaffo Alves
EDITORIAL
PDF

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Larissa Beraldo Kawashima, Ana Paula Vasconcelos da Silva, Evando Carlos Moreira
81-99
EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PDF
Luciano de Almeida, Fabrício Döring Martins
100-120
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
PDF

Ciências da natureza e suas tecnologias

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Augusto Fachín Terán, Fabrícia Souza da Silva, Ailton Cavalcante Machado
121-138
APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
PDF
Fernanda Welter Adams, Raquel Martins de Oliveira, Ângela Claúdia Dias Domingues
139-155
“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL
PDF
Ezequiel Santos Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Diego Arantes Teixeira Pires
172-192
QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
PDF
Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Henrique do Nascimento Coutinho
193-213
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB
PDF
Martha Silva Conceição, Aline Grohe Schirmer Pigatto
214-233
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PDF
Bianca Guimarães Severo dos Santos, Marcia Regina Royer
234-248
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE UNIFLOR - PR
PDF
Marta Maria Pontin Darsie, Maranei Rohers Penha
249-270
LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO): O SABER O QUE ENSINAR
PDF
Maria Eliane Oliveira da Silva, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
271-288
O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PDF
Diogo da Silva, Alvaro Lorencini Junior
289-305
O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
PDF
Camila Maria Gonçalves de Castro, Giovana Evangelista Alves, Cláudio Alves Pereira
306-324
ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
PDF
Adriano Marcos Romano, Hilton Marcelo de Lima Souza, Josué Ribeiro da Silva Nunes
325-343
CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO OS INVERTEBRADOS” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
PDF
Jéferson Pereira da Silva, Thiago Andrade de Toledo, Leandro Carbo
344-359
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
PDF
Iara Késia Alves dos Santos, Antonio Jarbas Barros de Moraes
360-373
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS
PDF
João Batista da Silva
374-390
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS
PDF
391-411
CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS
PDF
Mara Elisângela Jappe Goi
412-430
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
PDF
Jully Chagas da Silva, Mara Maria Dutra
431-448
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
PDF
Eduardo Ribeiro Mueller, Leticia Vanin, Gabriel Bezerra Cardoso, Rans Miler Pereira Dantas
449-468
POR QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REPROVA TANTO?
PDF

Ciências humanas e suas tecnologias

Clécia Messias de Souza, José Carlos Moreira de Souza
469-488
APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PDF
Vanessa Costa Gonçalves Silva, Raquel Martins Fernandes, Paulo Alves de Oliveira
489-501
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA
PDF
Cleise Helen Botelho Koeppe, Janaina Enck, Marcus Eduardo Ribeiro, Luciana Calabro
502-521
INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES
PDF
Krishna Rodrigues de Rosa, Ana Paula Teles dos Reis, Antonia Eva Rodrigues da Silva, Alessandra Maria Filippin dos Passos
522-543
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
PDF
Marcelo Orlando Sales Pessim, Eliana Alves Pereira Leite
544-562
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PDF
Divanez Alves Correia, Jair José Maldaner, Rivadávia Porto Cavalcante, Wallysonn Alves de Sousa
563-581
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
PDF