A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ESTUDANTE
Palavras-chave:
Modelagem, Matemática, Fração, CotidianoResumo
A modelagem busca um olhar crítico do estudante ao observar o seu convívio social, mostrando a relevância dos conceitos na vida real, em particular a matemática . A proposta desta pesquisa é tornar as aulas interativas, estimular a observação, permitir que o estudante tenha senso crítico de como o conhecimento em sala de aula pode ser útil em seu cotidiano, associando teoria e prática. Para isso, o projeto será desenvolvido partindo de uma problemática, em que é necessário utilizar conhecimentos prévios, algo relacionado ao cotidiano que se pareça simples mas que gere questionamentos de como resolver utilizando concepções matemáticas. Espera-se verificar que a matemática seja flexível, se distanciando de metodologias tradicionais de ensino, ajudando o estudante a compreender. É essencial que o mesmo consiga estabelecer essa relação, saindo da teoria para a prática.
Referências
BERTONI, Nilza Eigenheer. Módulo VI: Educação e linguagem matemática IV. 1ª edição. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
BIEMBENGUT, Maria Salett. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7-32, jul. 2009.
LINS, Luis Felipe. Possibilidades dos projetos de Modelagem Matemática na prática dos professores de Matemática. In: RODRIGUES, Márcio Urel; BRITO, Acelmo de Jesus; GONÇALVES, Willian Vieira(Orgs.). Projetos de Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1ª edição. Curitiba: CRV, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.