A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ESTUDANTE

Autores

  • Maria Eduarda Batista Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Modelagem, Matemática, Fração, Cotidiano

Resumo

A modelagem busca um olhar crítico do estudante ao observar o seu convívio social, mostrando a relevância dos conceitos na vida real, em particular a matemática . A proposta desta pesquisa é tornar as aulas interativas, estimular a observação, permitir que o estudante tenha  senso crítico de como o conhecimento em sala de aula pode ser útil em seu cotidiano, associando teoria e prática. Para isso, o projeto será desenvolvido partindo de uma problemática, em que é necessário utilizar conhecimentos prévios, algo relacionado ao cotidiano que se pareça simples mas que gere questionamentos de como resolver utilizando concepções matemáticas. Espera-se verificar que a  matemática seja flexível, se distanciando de metodologias tradicionais de ensino, ajudando o estudante a compreender. É essencial que o mesmo consiga estabelecer essa relação, saindo da teoria para a prática.

Referências

BERTONI, Nilza Eigenheer. Módulo VI: Educação e linguagem matemática IV. 1ª edição. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

BIEMBENGUT, Maria Salett. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7-32, jul. 2009.

LINS, Luis Felipe. Possibilidades dos projetos de Modelagem Matemática na prática dos professores de Matemática. In: RODRIGUES, Márcio Urel; BRITO, Acelmo de Jesus; GONÇALVES, Willian Vieira(Orgs.). Projetos de Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1ª edição. Curitiba: CRV, 2021.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Santos, M. E. B., & Lopes, T. B. (2024). A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ESTUDANTE. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1119

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>