Explorando Progressões Aritméticas e Geométricas: aplicações em Juros Simples e Juros Compostos

Autores

Palavras-chave:

Progressões, Matemática financeira, Ensino Médio

Resumo

Neste estudo, abordaremos dois importantes conceitos matemáticos: as progressões aritméticas e geométricas. Além disso, exploraremos como esses conceitos se relacionam com os fundamentos de juros simples e juros compostos. As progressões aritméticas e geométricas representam sequências numéricas de importância central na matemática, e suas aplicações se estendem a várias áreas, sendo as finanças e os investimentos algumas das mais significativas. Entender esses conceitos abre caminho para que os alunos do ensino médio desenvolvam habilidades matemáticas essenciais, que podem ser aplicadas em cenários práticos e do dia a dia. A relevância do ensino das progressões aritméticas e geométricas, em conjunto com os conceitos de juros simples e juros compostos, advém do fato de que esses elementos podem ser encontrados no financeiro cotidiano das pessoas. A competência em calcular juros simples e compostos é um elemento-chave para que os indivíduos tomem decisões informadas e conscientes sobre empréstimos, investimentos e poupanças. Além disso, o domínio das progressões aritméticas e geométricas auxilia os alunos a identificar e interpretar padrões numéricos, desenvolver raciocínio lógico e aprimorar suas habilidades matemáticas de maneira mais geral. A pesquisa que apresentaremos tem como objetivo analisar como a aprendizagem dos conceitos de progressões aritméticas e geométricas pode melhorar a compreensão dos alunos do ensino médio sobre juros simples e compostos, fundamentais na matemática financeira. Mais especificamente, o estudo buscará analisar se a capacidade de entender e aplicar essas progressões em problemas matemáticos pode impactar positivamente o desempenho dos alunos na resolução de questões de matemática financeira, contribuindo assim para a formação de indivíduos mais capacitados para tomar decisões financeiras conscientes e informadas. Além disso, pretende-se avaliar se a compreensão desses conceitos matemáticos pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de raciocínio lógico, reconhecimento de padrões e resolução de problemas mais amplamente aplicáveis à sua vida cotidiana. Nossa expectativa é que, ao concluir esta pesquisa, os alunos tenham desenvolvido um entendimento sólido e profundo das progressões aritméticas e geométricas, bem como de sua relação intrínseca com os conceitos de juros simples e compostos. Esperamos que eles sejam capazes de reconhecer e aplicar as propriedades dessas progressões na resolução de problemas relacionados aos juros simples e compostos. Desejamos, ainda, que os alunos aperfeiçoem suas habilidades matemáticas, tais como identificar padrões numéricos, calcular termos específicos das progressões e interpretar resultados em contextos práticos. Acreditamos que, ao promover esse entendimento, forneceremos aos alunos ferramentas valiosas para enfrentar desafios financeiros e matemáticos que podem encontrar ao longo de suas vidas.

Biografia do Autor

Paulo Cesar dos Santos, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

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Publicado

19.06.2023

Como Citar

Santos, P. C. dos, & Lopes, T. B. (2023). Explorando Progressões Aritméticas e Geométricas: aplicações em Juros Simples e Juros Compostos. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/687

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