Ensino de função de segundo grau: uma experiência com o jogo “Corrida do Segundo Grau”

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Equação do Segundo Grau, Corrida do Segundo Grau

Resumo

A futura pesquisa abordará a importância dos jogos no ensino de matemática. O uso de jogos no ensino de matemática tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar os alunos, tornar o aprendizado mais divertido e estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Um dos benefícios dos jogos matemáticos é que eles tornam a matemática mais acessível e menos intimidadora. Muitos estudantes podem sentir dificuldades ao lidar com conceitos matemáticos abstratos ou complexos, mas os jogos matemáticos oferecem uma abordagem concreta e visual, permitindo que os alunos aprendam de forma mais prática e tangível. Além disso, os jogos matemáticos também promovem a competição saudável e a diversão. Os estudantes podem desafiar uns aos outros, estabelecer recordes pessoais e celebrar suas conquistas. Essa abordagem lúdica cria um ambiente de aprendizado descontraído e estimulante, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado e os acertos são recompensados. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como o jogo “Corrida do Segundo Grau” pode contribuir para o ensino de matemática. E a justificativa para essa pesquisa baseia-se na necessidade de explorar a abordagem inovadora para o ensino de matemática buscando alternativa que desperta o interesse nos estudantes e tornem o aprendizado mais efetivo. Pois muitas vezes é percebido pelo estudante como algo monótono e desafiador. Além disso muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender e aplicar os conceitos matemáticos. Diante dessa realidade torna-se necessário explorar abordagens inovadoras que possam tornar um ensino mais atraente. Ou seja ao jogar os estudantes podem ser incentivados a resolver problemas, aplicar conceitos matemáticos e desenvolver habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico. Além disso os jogos promovem a interação social e o trabalho em equipe, onde é um aspecto fundamental no processo educacional.

Biografia do Autor

Jéssica Alves Resplandes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

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Publicado

19.06.2023

Como Citar

Resplandes, J. A., & Lopes, T. B. (2023). Ensino de função de segundo grau: uma experiência com o jogo “Corrida do Segundo Grau”. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/690

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