O ensino de matemática através de jogos virtuais

Autores

Palavras-chave:

ensino de matemática, jogos virtuais, matemática lúdica

Resumo

É comum ouvir de alunos no ensino médio que as aulas de matemática são complicadas e que não conseguem visualizar a aplicação prática em suas vidas cotidianas. Uma das razões para que os alunos tenham essa percepção pode ser a forma como a matemática é ensinada. Se as aulas forem monótonas, com foco excessivo em fórmulas e problemas repetitivos, os alunos podem perder o interesse e considerar a matemática chata. O ensino de matemática por meio de jogos virtuais pode ser uma abordagem eficaz e envolvente para ajudar os alunos a aprenderem conceitos de maneira divertida e interativa. Com isso, o projeto tem como objetivo fazer um levantamento dos principais sites de jogos educativos online que tenham potencial para fortalecer as habilidades matemáticas dos alunos, estimular o pensamento crítico e ajudá-los a aplicar conceitos matemáticos em contextos do mundo. Ao final da pesquisa, espera-se criar um catálogo com jogos virtuais de modo que propicie que os alunos do ensino médio tenham compreensão dos conceitos matemáticos, devido à introdução de jogos virtuais na prática de ensino. Além disso, os professores poderão se sentir mais capacitados e bem equipados para incorporar essas ferramentas em seu método de ensino, beneficiando-se da cartilha educativa desenvolvida. O projeto pode, portanto, contribuir para um ambiente de aprendizado mais envolvente e eficaz, com impactos positivos na percepção dos alunos sobre a matemática, promovendo o interesse, a participação e, finalmente, o sucesso na disciplina.

Biografia do Autor

Sergio Silva Santos, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Santos, S. S., & Lopes, T. B. (2023). O ensino de matemática através de jogos virtuais. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/694

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>