O ensino de matemática através de jogos virtuais
Palavras-chave:
ensino de matemática, jogos virtuais, matemática lúdicaResumo
É comum ouvir de alunos no ensino médio que as aulas de matemática são complicadas e que não conseguem visualizar a aplicação prática em suas vidas cotidianas. Uma das razões para que os alunos tenham essa percepção pode ser a forma como a matemática é ensinada. Se as aulas forem monótonas, com foco excessivo em fórmulas e problemas repetitivos, os alunos podem perder o interesse e considerar a matemática chata. O ensino de matemática por meio de jogos virtuais pode ser uma abordagem eficaz e envolvente para ajudar os alunos a aprenderem conceitos de maneira divertida e interativa. Com isso, o projeto tem como objetivo fazer um levantamento dos principais sites de jogos educativos online que tenham potencial para fortalecer as habilidades matemáticas dos alunos, estimular o pensamento crítico e ajudá-los a aplicar conceitos matemáticos em contextos do mundo. Ao final da pesquisa, espera-se criar um catálogo com jogos virtuais de modo que propicie que os alunos do ensino médio tenham compreensão dos conceitos matemáticos, devido à introdução de jogos virtuais na prática de ensino. Além disso, os professores poderão se sentir mais capacitados e bem equipados para incorporar essas ferramentas em seu método de ensino, beneficiando-se da cartilha educativa desenvolvida. O projeto pode, portanto, contribuir para um ambiente de aprendizado mais envolvente e eficaz, com impactos positivos na percepção dos alunos sobre a matemática, promovendo o interesse, a participação e, finalmente, o sucesso na disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sergio Silva Santos; Thiago Beirigo Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.