Utilizações de gráficos como representação de progressões geométricas e aritméticas

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Progressões, Educação financeira

Resumo

Alguns alunos que ingressam no ensino médio encontram problemas para visualizar graficamente as progressões aritméticas e geométricas, tornando assim o aprendizado e fixação da matéria mais complexo, fazendo com que haja um atraso na continuidade no processo de desenvolvimento, tanto por parte do professor quanto por parte do aluno em progredir matérias do campo das exatas. Durante esse período do ensino médio podemos ver um aumento na falta de interesse dos alunos que acaba acarretando na fuga da escola, visto que o interesse deve ser estimulado. Podemos dizer que os professores devem fazer o possível para tornar a matéria mais desejável aos estudantes. Há uma grande demanda de sequências numéricas no ensino médio, para compreender padrões numérico podemos usar gráficos de ações do mercado. Desenvolver uma pesquisa entendendo e tendo como objetivo mostrar visualmente as programações geométricas e aritméticas através de gráficos numéricos simples e de alguma maneira implementar o uso de gráficos financeiros buscando uma forma de trazer exemplos reais. Mostrando, por exemplo, a forma que a progressão geométrica descreve um investimento, dessa forma podemos abordar um pouco da questão da educação financeira que é um assunto que atraí a atenção dos estudantes com maior facilidade. Com o uso desse ensino de educação financeira podemos facilitar o entendimento das sequências numéricas que remetem as progressões que serão estudadas durante o ensino médio tentando dessa maneira deixar a educação mais atrativa fixando o aluno em sala de aula. Em suma, o objetivo desta pesquisa é desenvolver e investigar o uso de representações visuais por meio de gráficos numéricos simples e gráficos financeiros para facilitar a compreensão e visualização das progressões aritméticas e geométricas no ensino médio. Através dessa abordagem, pretende-se tornar o ensino mais atrativo e engajar os alunos, promovendo uma melhor compreensão dos padrões numéricos e contribuindo para o seu progresso acadêmico em disciplinas de exatas. Ao utilizar estratégias visuais e práticas contextualizadas, espera-se superar as dificuldades de visualização e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais eficaz e estimulante.

Biografia do Autor

Erick Vinícius Feitosa do Nascimento, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

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Publicado

19.06.2023

Como Citar

Nascimento, E. V. F. do, & Lopes, T. B. (2023). Utilizações de gráficos como representação de progressões geométricas e aritméticas. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/696

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