A utilização do TuxMatch no ensino de aritmética

Autores

  • Carlos Augusto Lima Bailão Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Jogo. Aritimética. TuxMath.

Resumo

A pesquisa visa mostrar aos professores uma plataforma arcade para o ensino de matemática e analisar as vantagens e desvantagens do software TuxMath na aprendizagem de aritmética. O principal objetivo é melhorar a velocidade e o raciocínio dos alunos. Destaca-se a necessidade de integrar tecnologia no ensino de matemática, enfatizando que ferramentas como o TuxMath, apesar de educativas e gratuitas, precisam ser acompanhadas por material didático e orientação dos professores. Para isso, é crucial a capacitação docente e o apoio governamental para disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas. A metodologia proposta inclui organizar a turma em duplas para jogar TuxMath como um campeonato, o que pode tornar as aulas mais dinâmicas e motivacionais. A expectativa é que essa abordagem melhore a capacidade dos alunos de resolver equações aritméticas de forma eficiente, promovendo um ensino mais interativo e eficaz.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Informática e educação matemática. Revista de Informática Aplicada, v. 1, n. 1, p. 50-60, 2005. https://doi.org/10.13037/ria.vol1n1.940

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. O computador como ferramenta no ensino da matemática: uma análise das práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 7-17, 2003.

SIQUEIRA, Claudiomir Feustler Rodrigues de. Desenvolvendo o cálculo mental e as 4 operações com o uso do software educativo Tux of the Math Comand. RENOTE, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2011. https://doi.org/10.22456/1679-1916.24867

VALENTE, José Armando. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP / NIED, 1999. Cap. 1, p. 1-13.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Bailão, C. A. L., & Lopes, T. B. (2024). A utilização do TuxMatch no ensino de aritmética. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/978

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4