Prática da tabuada por meio do jogo "Dominó de Resolução de Adição e Subtração"

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Dominó, Série Iniciais

Resumo

A matemática é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a formação de indivíduos capazes de interagir criticamente com o mundo ao seu redor. No entanto, a matemática é muitas vezes vista como uma disciplina desafiadora e complexa, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, onde os alunos estão começando a se familiarizar com os conceitos básicos. Nesse contexto, o uso de jogos pedagógicos no ensino de matemática pode ser um recurso valioso para facilitar a aprendizagem e torná-la mais atraente para os alunos. Jogos como o dominó, por exemplo, podem ajudar a introduzir e reforçar conceitos matemáticos de maneira lúdica e interativa, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. O dominó é um jogo composto por peças retangulares que são divididas em duas partes, cada uma apresentando uma indicação numérica. Essa indicação pode ser feita por meio de algarismos, representações gráficas correspondentes a números, ou ainda por pequenas cavidades ou saliências circulares. Há uma grande variação no número de peças de dominó, com os dominós orientais apresentando 21 peças (excluindo o zero). Este jogo tem sido efetivamente usado para desenvolver e introduzir uma variedade de conceitos matemáticos, além de consolidar e aprimorar conteúdos previamente estudados. Isso torna o processo de aprendizagem mais enriquecedor e é uma aplicação do trabalho "Jogos no Ensino de Matemática". A proposta é que os próprios alunos confeccionem o jogo, mas as operações impressas ou escritas serão fornecidas pelo professor. Modelos prontos estão disponíveis no site Só Matemática, onde se pode encontrar várias versões de dominós. No gerador de dominós do site, é possível selecionar operações de adição e subtração para criar um PDF personalizado do jogo. Posteriormente, este PDF pode ser impresso e levado para ser montado em sala de aula com os alunos. Para aumentar a durabilidade do jogo, sugere-se que as impressões sejam coladas em papel-cartão ou cartolina antes de serem cortadas.

Biografia do Autor

Amanda Raiely Santos de Abreu, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Abreu, A. R. S. de, & Lopes, T. B. (2023). Prática da tabuada por meio do jogo "Dominó de Resolução de Adição e Subtração". Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/698

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>