Bingo da Subtração e suas contribuições na aprendizagem
Palavras-chave:
Aprendizagem; Matemática; Bingo da Subtração; Jogos.Resumo
O presente trabalho trata sobre as contribuições dos jogos na aprendizagem da matemática, facilitando o aprendizado do aluno de forma simples e prazerosa. O jogo bingo pode tornar o aprendizado de matemática mais divertido e envolvente, permitindo que os alunos pratiquem habilidades matemáticas de maneira interativa e desafiadora. O objetivo é analisar os efeitos do uso do jogo bingo da subtração no desenvolvimento das habilidades de subtração e na participação dos alunos do 5° ano. O ensino da matemática é uma área fundamental na educação básica, fornecendo aos alunos habilidades numéricas, lógicas essenciais para o desenvolvimento do aluno. No entanto, é comum encontrar alunos com dificuldades nas operações básicas, como a subtração. Diante desses desafios, o jogo bingo da subtração será uma forma simples e motivadora para auxiliar nesse processo.
Referências
BRAZ, Lucia Helena Costa; ALMEIDA, Brenda Cristina; CAMPOS, Leonardo Tavares; IBRAHIM, Vinícius Silveira. O jogo no ensino de Matemática: uma experiência com a revisão de conteúdos de trigonometria. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 12–28, 2020. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.409. Acesso em 18 jun. 2024
DOS SANTOS SILVA,Bruno Henrique Macêdo; SILVA, Arthur Lucas.; DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes; LIRA, Lidianne Leite e; PONTES,Edel Alexandre Silva. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 4, p. 246–254, 2022. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/59. Acesso em: 13 nov. 2023.
LARA, Vanuza Martins; TRUQUETE, Melanie Kaline; NASCIMENTO, Denise Andrade do. Os jogos didáticos como recurso metodológico para o ensino de matemática no ensino fundamental. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 13, p. 01 – 22, 2023. DOI:10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1965. Acesso em 25 jun. 2024.
MEDEIROS, Jocineia; LUBECK, Marcos; LINS, Graciela Siegloch; ADRETTI, Fernando Luiz. A utilização do jogo de bingo como instrumento educativo nas aulas de matemática: um relato de experiência. S.L: Editora Científica Digital, 2021. 79 p.. https://doi.org/10.37885/210404348. Acesso em: 11 nov. 2023.
RODRIGUES, Borrosa Matias; RODRIGUES, Eunício Gomes; SILVA, Marinilson Ferreira da; SILVA, Rosenilde Soares da; FILHO, João da Mata Libório; TRINDADE, Genarde Macedo, Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação-REASE. São Paulo, v.9.n.09. 2675 –3375 set.2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11495. Acesso em 18 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.