Jogo Memória Quadrada: proposta de Atividade com Estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Raul Bezerra Mota Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Raiz quadrada. Jogos educativos. Ensino Médio. Matemática.

Resumo

O jogo “Memória Quadrada” visa ensinar raiz quadrada de forma interativa para estudantes do Ensino Médio. Utilizando jogos educativos, a pesquisa avalia a eficácia do método no desempenho e interesse dos alunos pela matemática. Aplicado em sala de aula, o jogo combina memória e cálculo, promovendo aprendizado dinâmico. Espera-se que os alunos do grupo experimental demonstrem melhor compreensão e motivação em relação ao conceito de raiz quadrada. Referências teóricas incluem Costa e Feitosa (2021), Almeida (1998) e Teixeira (2003).

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos – 9ª Ed. Revista e ampliada. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

COSTA, R. D.; FEITOSA, F. Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 171-188, 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846

TEIXEIRA, Fátima Emilia da C. (org.). Aprendendo a Aprender. Módulo 3. UniCEUB, 2003.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Mota, R. B., & Lopes, T. B. (2024). Jogo Memória Quadrada: proposta de Atividade com Estudantes do Ensino Médio. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/986

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4