Questões de física atreladas ao ensino de biologia: relações interdisciplinares na perspectiva do docente do ensino médio
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24031.id1049Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino Brasileiro, Educação CientíficaResumo
Este artigo analisa como as teorias físicas podem ser aplicadas aos problemas biológicos e a importância dessas aplicações sob a perspectiva docente. Baseado nos autores Fazenda e Japiassu (1994) Trata-se de uma pesquisa qualitativa que incluiu entrevistas com três professores de biologia do ensino médio, cujas respostas foram analisadas, a partir da técnica interpretativa de dados, análise de conteúdo, segundo os pressupostos de Bardin (2016). Os resultados mostraram que, apesar de entenderem o conceito de interdisciplinaridade, os professores enfrentaram dificuldades em aplicá-lo, devido à falta de conhecimento prático e tempo para inovações pedagógicas. Fatores como a formação específica dos docentes e a sobrecarga de trabalho contribuíram para essa visão fragmentada. Recomenda-se usar estratégias de formação continuada para professores, bem como projetos piloto que possam servir de modelo para a implementação da interdisciplinaridade de forma mais eficaz.
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