Questões de física atreladas ao ensino de biologia: relações interdisciplinares na perspectiva do docente do ensino médio

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24031.id1049

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Brasileiro, Educação Científica

Resumo

Este artigo analisa como as teorias físicas podem ser aplicadas aos problemas biológicos e a importância dessas aplicações sob a perspectiva docente. Baseado nos autores Fazenda e Japiassu (1994) Trata-se de uma pesquisa qualitativa que incluiu entrevistas com três professores de biologia do ensino médio, cujas respostas foram analisadas, a partir da técnica interpretativa de dados, análise de conteúdo, segundo os pressupostos de Bardin (2016). Os resultados mostraram que, apesar de entenderem o conceito de interdisciplinaridade, os professores enfrentaram dificuldades em aplicá-lo, devido à falta de conhecimento prático e tempo para inovações pedagógicas. Fatores como a formação específica dos docentes e a sobrecarga de trabalho contribuíram para essa visão fragmentada. Recomenda-se usar estratégias de formação continuada para professores, bem como projetos piloto que possam servir de modelo para a implementação da interdisciplinaridade de forma mais eficaz.

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Biografia do Autor

Aura Karina Torres Berdugo, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Educação em Ciências (PPGEEC) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Licenciada em Biologia e Química pela Universidade do Atlântico, Barranquilla, Colômbia.

Antonio Sarmento Barreto, Universidade do Estado do Amazonas

Estudante da Universidade do Estado do Amazonas, Normal Superior, pelo curso de Ciências Biológicas, durante o ano de 2018-2019, atuou em estágio pela Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Saude, no laboratório de citogénetica

Josefina Diosdada Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Matanzas, Cuba (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil, professora associada desde o 2018 . É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia do mestrado de educação e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Pos doc Em didática da Física em Mexico. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 15 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 8 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 18 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politécnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Professora titular da Universidade do Estado do Amazonas Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula n 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .ê vice organizadora de LASERA internacional e presidenta de LASERA Manaus .Participa do projeto Academia STEM da UEA- ;Samsung e do projeto interamericano RIED:OEA STEM /STEAM . Professora titular da UEA

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra do Curso Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas ( 2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Graduada em Bacharel em Turismo pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (2000). Professora de Ciências do ensino fundamental II - Secretária Municipal de Educação -SEMED e da Secretária de Estado da Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC. Membro do Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia - AIECAM- UEA.

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Publicado

16.01.2025

Como Citar

BERDUGO, Aura Karina Torres; BARRETO, Antonio Sarmento; KALHIL, Josefina Diosdada Barrera; BOTELHO, Sandra de Oliveira. Questões de física atreladas ao ensino de biologia: relações interdisciplinares na perspectiva do docente do ensino médio. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24031, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24031.id1049. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1049. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias