Mathematics Learning in youth and Adult Education: Working Fubctions With Collaborative Problem Solving

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135

Keywords:

Teaching and learning of Mathematics, Collaborative Problem Solving, Teaching Mathematics

Abstract

This article aims to reflect on the teaching of Mathematics in Youth and Adult Education. In it, we present the results of a master's research that sought to understand the contributions of the use of Collaborative Problem Solving to students in the 1st year of High School, in the EJA Modality. We sought theoretical support in Freire and Haddad; Darsie and Palma, Polya and Onuchic and Allevato. Considering the nature of our object, we used the qualitative research methodology of an interpretative nature and a pedagogical intervention character. The research instruments were: initial test to diagnose knowledge; field notebook; written records of the activities carried out by the students and questionnaires. As a result of the research, we have that from the Collaborative Problem Solving, the EJA students presented a more autonomous, meaningful and critical mathematical learning in which they developed skills to solve mathematical problems from collaboration.

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Author Biographies

Léia Raquel Francisco Ferreira, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Concursada na SEDUC desde 2011.Especialização em Matemática desde 2014.Foi como professora de Matemática e Física no Centro Educacional Três Irmãs de 2014 a 2016.Atuou como professora Concursada na Seduc - Na escola estadual Demétrio de Souza em Várzea Grande de 2011 a 2016.Em 2018 concluiu a graduação em licenciatura plena em Educação Física onde trabalhou na escola da prefeitura de Cuiabá no referente ano.Atuou na função de coordenadora pedagógica na escola Malik Didier Namer Zahafi em 2019, concluiu o curso de Pedagogia pelo Instituto Invest. Assumiu o concurso de Professora em pedagogia na Prefeitura de Cuiabá em 2020. Atualmente trabalha na rede estadual e municipal da Educação e concluiu a disciplina Tópicos Especiais de Filosofia da Linguagem no mestrado em Filosofia pela UFMT, como aluno especial no primeiro semestre de 2021 com o Professor Pós- Doutor Wendell Lopes Evangelista. Concluiu a disciplina como aluno Especial em Matemática nos anos iniciais pela Unemat com o Professor Doutor Márcio Urel Rodrigues. Mestranda em ensino pelo programa da Unic no ano de 2023, desenvolvendo pesquisa sobre metodologia ativa de resolução de problemas colaborativas na EJA juntamente com a orientadora Doutora Marta Maria Pontin Darsie.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas- Paraná. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

References

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Published

2025-04-26

How to Cite

FERREIRA, Léia Raquel Francisco; DARSIE, Marta Maria Pontin. Mathematics Learning in youth and Adult Education: Working Fubctions With Collaborative Problem Solving. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 10, no. 1, p. e25009, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1135. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Mathematics and its technologies