Aprendizaje de Matemáticas em la Educación de Jóvenes y Adultos: Funciones de Trabajo com Resolución Colaborativo de Problemas

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135

Palabras clave:

Enseñanza y aprendizaje de la Matemática, Resolución Colaborativa de Problemas, Enseñanza de la Matemática

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la enseñanza de las Matemáticas em la Educación de Jóvenes y Adultos. Este texto presenta los resultados de uma investigación de maestria, que buscó compreender los aportes del uso de la Resolución Colaborativa de Problemas aplicada a estudiantes del ler año de Enseñanza Media, em la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Considerando la naturaliza del objeto, se utilizo uma metodologia de investigación cualitativa de carácter interpretativo y de carácter de intervención pedagógica. Los instrumentos de investigación fueron: prueba inicial para diagnisticar conocimientos; caderno de campo; registros escritos de las actividades realizadas por los estudiantes y cuestionarios. Como resultados de la investigación, basada em la Resolución Colaborativa de Problemas, los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos presentaron aprendizajes matemáticos más autónomos, significativos y críticos em los que desarrollaron habilidades para resolver problemas matemáticos a través de la colaboración.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Léia Raquel Francisco Ferreira, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Concursada na SEDUC desde 2011.Especialização em Matemática desde 2014.Foi como professora de Matemática e Física no Centro Educacional Três Irmãs de 2014 a 2016.Atuou como professora Concursada na Seduc - Na escola estadual Demétrio de Souza em Várzea Grande de 2011 a 2016.Em 2018 concluiu a graduação em licenciatura plena em Educação Física onde trabalhou na escola da prefeitura de Cuiabá no referente ano.Atuou na função de coordenadora pedagógica na escola Malik Didier Namer Zahafi em 2019, concluiu o curso de Pedagogia pelo Instituto Invest. Assumiu o concurso de Professora em pedagogia na Prefeitura de Cuiabá em 2020. Atualmente trabalha na rede estadual e municipal da Educação e concluiu a disciplina Tópicos Especiais de Filosofia da Linguagem no mestrado em Filosofia pela UFMT, como aluno especial no primeiro semestre de 2021 com o Professor Pós- Doutor Wendell Lopes Evangelista. Concluiu a disciplina como aluno Especial em Matemática nos anos iniciais pela Unemat com o Professor Doutor Márcio Urel Rodrigues. Mestranda em ensino pelo programa da Unic no ano de 2023, desenvolvendo pesquisa sobre metodologia ativa de resolução de problemas colaborativas na EJA juntamente com a orientadora Doutora Marta Maria Pontin Darsie.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas- Paraná. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Citas

Referências

ARAÚJO, José Paulo de. Proposta de atividades para a introdução do conceito de Função no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes -RJ, 2013.

BARRETO, Marina Menna. Tendências atuais sobre o ensino de funções no Ensino Médio. Artigo adaptado da dissertação de mestrado Matemática e Educação Sexual: modelagem do fenômeno da absorção/eliminação de anticoncepcionais orais diários. Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática. UFRGS, 2008.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara. Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.

BRUNELLI, Osinéia Albina; DARSIE, Marta Maria Pontin. Concepções de EJA e de Educação Matemática de formadores de professores e suas repercussões na formação continuada. Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, p. 227-250, 2018.

DARSIE, Marta Maria Pontim; PALMA, Rute Cristina Domingos da. Resolução de problemas: algumas reflexões em educação matemática.124p. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

FEITOSA, Soraya de Araújo; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; MENDOZA, Héctor José García. Análise da aprendizagem de estudante autista por meio da atividade de situações problema discente no ensino remoto. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24016, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24016.id771. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/771. Acesso em: 3 mar. 2025.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

HUAMAN HUANCA, Roger Ruben; SILVA, Ananias Félix da. Aprendizagem Matemática Colaborativa através da Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022024, 2022.

MAGALHÃES, Benedita Neire Almeida; DARSIE, Marta Maria Pontin. Um possível caminho para a aprendizagem crítica e colaborativa com alunos do quinto ano de uma escola pública estadual. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 6, p. e4974-e4974, 2024.

MIRANDA, Laura. Emanuele Da Cruz; ALMEIDA. Letramento Matemático e formação docente nos centros educacionais de Jovens e Adultos em Mato Grosso (2008 - 2020). 152f. Cuiabá. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Ensino). UNIC. Cuiabá, 2023. Disponível: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/67357/1/DISSERTACAO%20OFICIAL%20DEFESA%20DE%20MESTRADO%20-%20LAURA%20EMANUELE.pdf

PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thédiga de. Metodologias ativas, uma solução simples para um problema complexo. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 30–56, 2019. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5822. Acesso em: 26 fev. 2025.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

ROMANATTO, Mauro Carlos. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 299–311, 2012.

SANTOS, Adriana Barbosa; RODRIGUES, Natalia Silva da.; FREI, F. Aprendizagem colaborativa na resolução de problemas lógicos: experimento com estudantes de Ensino Médio utilizando um jogo digital. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-20, 2021.

VELOSO, Zélia Vieira Cruz. Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Interfaces com as Políticas e diretrizes curriculares. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.

VIGNOCHI, Carine; BENETTI, Carla Silva da; MACHADO, Carmén Lúcia Bezerra; MANFROI, Waldomiro Carlos. Considerações sobre aprendizagem baseada em problemas na educação em saúde. Revista HCPA. Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009; 29 (1): 45-50.

Publicado

2025-04-26

Cómo citar

FERREIRA, Léia Raquel Francisco; DARSIE, Marta Maria Pontin. Aprendizaje de Matemáticas em la Educación de Jóvenes y Adultos: Funciones de Trabajo com Resolución Colaborativo de Problemas . Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 10, n.º 1, p. e25009, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1135. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.