EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REALIDADE DISTANTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23002.id1691Palavras-chave:
Educação Física, Educação continuada, PCD, Educação Física adaptadaResumo
Cursos voltados à educação continuada, na Educação Física escolar, apresentam menor oferta quando comparados às áreas de preparação física. Quando se trata da Educação Física Especial, este número é ainda menor. A fim de verificar a repercussão deste cenário, o objetivo do presente estudo é analisar as características da formação continuada de professores da rede básica de ensino na cidade do Rio de Janeiro, em especial ao conhecimento sobre a docência para PCDs. Foi aplicado questionário estruturado, que permitiu realizar um mapeamento da formação continuada de professores que atuam na Educação Básica na cidade. Dentre os resultados, verificou-se que 27,3% da amostra detinham cursos de pós-graduação na área escolar e apenas 6,8% na área de Educação Física adaptada. Os dados revelam a necessidade de repensar as estratégias de oferta e demanda de cursos de especialização, em especial o atendimento de PCDs na escola.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A pesquisa em atividade física adaptada: objetos de estudo e metodologias. Pensar a Prática, v. 20, n. 01, p. 53-60, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40174. Acesso em: 03 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.40174
ANTUNES, Marcelo Moreira et al. As competências do professor de educação física na educação especial: uma aproximação preliminar. Conexões, Campinas, v. 12, n. 4, p. 1-22, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1670. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1670
ANTUNES, Marcelo Moreira. As artes marciais chinesas para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. DOI: https://doi.org/10.24824/978655578858.7
BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (DOU de 23 de dezembro de 1996). Brasília: Congresso Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 05 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.696, de 01 de setembro de 1998. (DOU de 2 de setembro de 1998). Brasília: Casa Civil, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm. Acesso em: 03 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146/2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. (DOU de 07 de julho de 2015). Brasília: Secretaria Geral. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 07 jan. 2022.
CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; NASCIMENTO, Matheus Monteiro; OSTERMANN, Fernanda. A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema, v. 15, n. 3, p. 1064-1088, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/188331/001083549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059
FERREIRA, Aline Mori; TEIXEIRA, Sueli Cristina de Pauli. Fracasso escolar e formação docente inicial: intrínsecas relações. Curitiba: Appris, 2021.
FIGUEIREDO, Zenólia Cristina Campos (Org.). Formação profissional em Educação Física e o mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005.
FLEURI, Reinaldo Matias. Perfil profissional docente no Brasil: metodologias e categorias de pesquisas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em: http://relatos.inep.gov.br/ojs3/index.php/relatos/article/view/4082. Acesso em: 18 ago. 2022.
FONTENELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisa qualitativa em saúde: contribuições teóricas. Cad. Saúde Pública. v. 24, n. 1, p. 17-27, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Zbfsr8DcW5YNWVkymVByhrN. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003
FONTENELLA, Bruno José Barcellos et al. Amostragem em pesquisa qualitativa: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, v. 27, n. 2, p. 389-394, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/3bsWNzMMdvYthrNCXmY9kJQ/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020
GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/abstract/?lang=ptno. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006
IBGE. Censo escolar – sinopse, 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/13/5908. Acesso em: 04 ago. 2022.
IBGE. Censo escolar – sinopse, 2021b. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/pesquisa/13/5908. Acesso em: 04 ago. 2022.
IBGE. Censo escolar – sinopse, 2021c. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/rio-de-janeiro/pesquisa/13/5908. Acesso em: 04 ago. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói. 377p. 2004.
POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês; RIOS, Grasiela Maria Silva. Matizes do discurso sobre avaliação na formação de professores da Educação Especial. Revista Educação Especial, v. 25, n. 44, p. 465-482, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/6848/pdf. Acesso em: 03 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X6848
RIO DE JANEIRO. Prefeitura do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://educacao.prefeitura.rio/educacao-em-numeros. Acesso em: 04 ago. 2022.
SANT’ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, mai./ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/TGkrQ6M6vvXQqwjvLmTFrGw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009
SILVA, André Ribeiro; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 14 maio 2022.
SILVA, Cláudio Silvério; SOUZA NETO, Samuel;DRIGO, AlexandreJanotta.Os professores de Educação Física Adaptada e os saberes docentes. Motriz, v.15 n.3 p.481-492, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-535195. Acesso em 04 jan. 2023.
SILVA, Delfina Benjamim Massangaie; USSENE, Sónia Francisca Mussa. Formação de professores e escolarização de alunos com deficiência em Moçambique: estágio atual e desafios. In: KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; SILVA, Karla Fernada Wunder (Orgs.). A educação das pessoas com deficiência: desafios, perspectivas e possibilidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 182-201. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95194.9
SILVA, Osni Oliveira Roberto; SOUZA, Claúdio Lucena de. Percurso histórico da formação profissional em Educação Física no Brasil e na Bahia. Lecturas: Educación física y deportes. v. 14, n. 141, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd141/formacao-profissional-em-educacao-fisica.htm. Acesso em: 10 jul. 2022.
STIGGER, Marco Paulo. Educação Física + humanas. São Paulo: Autores associados, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TERRA, Ricardo Nogueira; GOMES, Claudia Gomes. Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional. Revista Educação Especial, v. 26, n. 45, p. 109-124, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5629. Acesso em: 18 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X5629
THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.