POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI)
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Formação integral, Ensino Médio Integrado, Perspectiva docenteResumo
O presente artigo propõe investigar potenciais contribuições da Língua Inglesa para a formação integral de alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) segundo revisão bibliográfica e análise das perspectivas de professores de Inglês do IFSULDEMINAS sobre o tema. Após levantamento bibliográfico, dados foram coletados por meio da transcrição de entrevistas realizadas com docentes de Inglês. Foi feita uma análise de conteúdo de natureza qualitativa para se interpretar os dados obtidos. Diante da análise, verificou-se, entre várias constatações, que a aprendizagem do inglês é uma ferramenta importante para uma educação que tem como proposta a omnilateralidade, ou seja, uma educação que vai ao encontro de uma formação que não enfoca apenas em técnicas profissionais ou acadêmicas, mas que ensina o aluno a apropriar-se do conhecimento, dando-lhe autonomia e liberdade, permeando aspectos não somente do futuro exercício profissional, mas abarcando e enriquecendo aspectos pessoais de sua existência.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.
BEZERRA, Daniella de Souza. Língua estrangeira e o ensino médio integrado ao técnico: matizando uma abordagem de ensino-aprendizagem. Caminhos da Linguística Aplicada, Taubaté. Vol. 4, n. 1, p. 52-68, 2011. Disponível em http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1313/953. Acesso em 10 abr. 2022.
BEZERRA, Daniella de Souza; JOVANOVIC, Aleksandar. Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des) encontros do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul. v. 20. n. 1. p. 101-118, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577/pdf_353. Acesso em: 17 out. 2021.
EBERHARD, David M; SIMONS, Gary F.; FENNING, Charles D. (org.). What is the most spoken language? Ethnologue: languages of the world. 24ª ed. Dallas, Texas: SIL Internacional, Estados Unidos da América, 2021. Disponível em: https://www.ethnologue.com/guides/most-spoken-languages. Acesso em: 09 jan. 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em questão. Natal, v.52, n.38, p. 61-80, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo. Manual didático. Pedro & João Editores. São Carlos; 2020. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com/2020/03/26/questionario-e-entrevista-na-pesquisa-qualitativa-elaboracao-aplicacao-e-analise-de-conteudo-manual-didatico. Acesso em: 10 out. 2021.
MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação. v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 14 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893
MONTGOMERY, Scott L. Does science need a global language?. The University of Chicago Press. United States of America; 2013.
RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008, v. 8, 2008. Disponível em http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
SEIDHOFER, Barbara. English as a lingua franca. ELT Journal, Volume 59, Issue 4, 2005, p.339–34. Disponível em https://doi.org/10.1093/elt/cci064. Acesso em 14 de out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/cci064
XAVIER, Rosely Perez. A Aprendizagem em um Programa Temático de LE (Inglês) Baseado em Tarefas em contexto de 5ª série do Ensino Fundamental. 1999. Campinas: Tese (Doutorado) - Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/6203. Acesso em: 1º maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.