POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Formação integral, Ensino Médio Integrado, Perspectiva docente

Resumo

O presente artigo propõe investigar potenciais contribuições da Língua Inglesa para a formação integral de alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) segundo revisão bibliográfica e análise das perspectivas de professores de Inglês do IFSULDEMINAS sobre o tema. Após levantamento bibliográfico, dados foram coletados por meio da transcrição de entrevistas realizadas com docentes de Inglês. Foi feita uma análise de conteúdo de natureza qualitativa para se interpretar os dados obtidos. Diante da análise, verificou-se, entre várias constatações, que a aprendizagem do inglês é uma ferramenta importante para uma educação que tem como proposta a omnilateralidade, ou seja, uma educação que vai ao encontro de uma formação que não enfoca apenas em técnicas profissionais ou acadêmicas, mas que ensina o aluno a apropriar-se do conhecimento, dando-lhe autonomia e liberdade, permeando aspectos não somente do futuro exercício profissional, mas abarcando e enriquecendo aspectos pessoais de sua existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel de Souza, IFSULDEMINAS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS) Assistente em Administração no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Rodrigo Lício Ortolan, IFSULDEMINAS

Doutor em Engenharia Elétrica (USP-São Carlos) Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT/IFSULDEMINAS)

Nathália Luiz de Freitas, IFSULDEMINAS

Doutora em Linguística (Unicamp) Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT/IFSULDEMINAS)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.

BEZERRA, Daniella de Souza. Língua estrangeira e o ensino médio integrado ao técnico: matizando uma abordagem de ensino-aprendizagem. Caminhos da Linguística Aplicada, Taubaté. Vol. 4, n. 1, p. 52-68, 2011. Disponível em http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1313/953. Acesso em 10 abr. 2022.

BEZERRA, Daniella de Souza; JOVANOVIC, Aleksandar. Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des) encontros do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul. v. 20. n. 1. p. 101-118, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577/pdf_353. Acesso em: 17 out. 2021.

EBERHARD, David M; SIMONS, Gary F.; FENNING, Charles D. (org.). What is the most spoken language? Ethnologue: languages of the world. 24ª ed. Dallas, Texas: SIL Internacional, Estados Unidos da América, 2021. Disponível em: https://www.ethnologue.com/guides/most-spoken-languages. Acesso em: 09 jan. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em questão. Natal, v.52, n.38, p. 61-80, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo. Manual didático. Pedro & João Editores. São Carlos; 2020. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com/2020/03/26/questionario-e-entrevista-na-pesquisa-qualitativa-elaboracao-aplicacao-e-analise-de-conteudo-manual-didatico. Acesso em: 10 out. 2021.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação. v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 14 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893

MONTGOMERY, Scott L. Does science need a global language?. The University of Chicago Press. United States of America; 2013.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008, v. 8, 2008. Disponível em http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.

SEIDHOFER, Barbara. English as a lingua franca. ELT Journal, Volume 59, Issue 4, 2005, p.339–34. Disponível em https://doi.org/10.1093/elt/cci064. Acesso em 14 de out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/cci064

XAVIER, Rosely Perez. A Aprendizagem em um Programa Temático de LE (Inglês) Baseado em Tarefas em contexto de 5ª série do Ensino Fundamental. 1999. Campinas: Tese (Doutorado) - Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/6203. Acesso em: 1º maio 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

SOUZA, Raquel de; ORTOLAN, Rodrigo Lício; FREITAS, Nathália Luiz de. POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23006, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/151. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias