BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778

Palavras-chave:

Matemática, Fração, Material Pedagógico, Surdo, Libras

Resumo

O fio condutor deste estudo reside no processo de ensinar e aprender o conceito de Fração, por meio de materiais pedagógicos adaptados ao contexto do estudante surdo. O objetivo é apresentar o “Bingo de Fração em Libras” (BFL) como um material pedagógico no ensino de matemática para estudantes surdos, a fim de subsidiar a prática docente dos profissionais da educação básica. Fundamentados na pesquisa qualitativa, realizamos uma revisão na literatura sobre a temática e posteriormente uma oficina para elaborar e desenvolver o bingo de Fração com os profissionais da educação da rede municipal de Canaã dos Carajás-PA. Assim, identificamos na revisão da literatura que o bingo adaptado vem sendo utilizado como recurso pedagógico nas aulas de matemática em diferentes conteúdos curriculares; constatamos que o material pedagógico visual contribui para aprendizagem do surdo. Concluímos que o BFL é um recurso pedagógico que auxilia o processo de ensinar e aprender Fração, e a partir das experiências vivenciadas neste curso de formação, evidenciam-se a função do professor mediador e o protagonismo do estudante surdo, o que se dá tanto em sua interação com professor, como na interação estudantes-estudantes e estudante-material pedagógico contribuindo assim com a sua percepção visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, UFT

Mestre em Educação (UFT) Professora da Rede Pública do Município de Canaã dos Carajás-PA

Walber Christiano Lima da Costa, UFPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA) Professor da Faculdade de Ciências da Educação (FACED/ICH/UNIFESSPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/UNIFESSPA)

Referências

ATAIDE, Clarissa Raimundo de; COSTA, Walber Christiano Lima da. Formação de Professores: O estado do conhecimento no ensino de fração para estudantes surdos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202102-e202102, 2021.

BARBOSA, Cristiane Brasil; SILVA, Kairusa Ribas; OLIVEIRA, Elisandra Lemos de; PERDOMO, Ana Lúcia Saraiva; NEGRÃO, Margarida Maria Rodrigues. Bingo da Divisão. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 4, n. 1, 15 mar. 2013.

BARROS, Marcos José Pereira. A solução de situações que envolvem o conceito de fração por professores que ensinam matemática nos anos iniciais.2018. 229f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. cap. 1 e 2, p. 48-52.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Decreto-lei n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dez. 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2005/Decreto/D5626.htlm. Acesso em: 20 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Congresso Nacional, 2015. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 jun. 2022.

CARDOSO, Letícia Silva. O desenvolvimento de uma sequência didática para trabalhar o conceito de fração com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental.2019. 344f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.

COSTA, Walber Christiano Lima da; SILVA, Kelvia Nunes da. Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p. e202017, 17 dez. 2020.

COSTA, Ademir Brandão. O legado no andarilhar de um curso de formação continuada sobre fração.2020. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 101-119, 2013.

MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Junqueira&Marin Editores, 2010.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Construção do Signo Numérico em Situação de Ensino. 151f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, USP, 2012.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter; PRETZLIK, Ursula; HURRY, Jane. The effect of situations on children’s understanding of fractions. Trabalho apresentado no encontro da British Society for Research on the Learning of Mathematics. Oxford, june, 2003.

OLIVEIRA, Ritianne de Fátima Silva de; COSTA, Ademir Brandão; LOPES, Thiago Beirigo; LEAO, Marcelo Franco. Bingo com números inteiros na EJA: metodologia para ensinar regras de sinais na operação de multiplicação. Pedagogia em Foco (revista eletrônica), v. 11, p. 72-87, 2016.

REIS, Marina Carneiro dos; ESTEPHAN, Violeta Maria. A importância dos jogos para o ensino de matemática: Confecção de jogos matemáticos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PNE, Paraná, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2013.

SANTALÓ, Luís Antonio. Matemática para Não-Matemáticos. (1990). In: PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (Orgs). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

OLIVEIRA, Ritianne de Fátima Silva de; COSTA, Walber Christiano Lima da. BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23031, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/175. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias