O uso de recursos didáticos no ensino de surdos: Um ensaio teórico

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25007.id1066

Palavras-chave:

Matemática, Surdos, Recursos Didáticos, Prática Pedagógica

Resumo

Este estudo destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas e do uso de recursos didáticos no ensino de matemática para estudantes surdos, tendo em vista a necessidade de sua inclusão nas escolas brasileiras. O presente estudo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das contribuições de práticas pedagógicas inclusivas e do uso de recursos didáticos na educação de surdos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos. Nesse sentido, constatamos como resultado a necessidade da construção de estratégias e recursos didáticos para o ensino de matemática de crianças surdas, em que os professores/mediadores, em conjunto com todos os profissionais da escola, devem elaborar estratégias e utilizar recursos que atendam a educação dos estudantes surdos, criando assim possibilidades para um ensino-aprendizagem significativo.

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Biografia do Autor

Idelbrandina Maciel da Silva Neta, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFESSPA).

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Professor Adjunto C 603 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Área de Concentração: Educação Matemática e Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática. Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo Juventude, educação e sociabilidades (JEDS/UEPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM/UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem.

Elton de Andrade Viana, PUC-SP

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP).

Ana Lucia Manrique, PUC-SP

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) – (PUC-SP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PUC-SP). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq, Livre Docente em Educação Matemática pela PUC-SP. Coordenadora de projetos aprovados na Fapesp, Capes e CNPq. Pesquisa sobre Formação de professores, Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

30.03.2025

Como Citar

SILVA NETA, Idelbrandina Maciel da; COSTA, Walber Christiano Lima da; VIANA, Elton de Andrade; MANRIQUE, Ana Lucia. O uso de recursos didáticos no ensino de surdos: Um ensaio teórico. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25007, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25007.id1066. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1066. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias