PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA INFORMÁTICA NO FORMATO REMOTO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23034.id1692

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ferramentas tecnológicas, Práticas interdisciplinares, Formação de professores, Ensino de estatística

Resumo

Diante das adversidades enfrentadas por estudantes para acompanhar as aulas remotas, verifica-se a necessidade de docentes adotarem estratégias que busquem contornar esses entraves, sobretudo em disciplinas que os alunos apresentam grande dificuldade, como estatística. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de residentes da Licenciatura em Informática atuando na disciplina de estatística numa proposta interdisciplinar no ensino remoto. Foram realizados encontros síncronos e assíncronos com práticas de estatística descritiva e construção de tabelas e gráficos por meio de aplicativos no computador e celular. Observou-se que as práticas auxiliaram a contornar as limitações dos alunos e possibilitaram que todos participassem e aprendessem satisfatoriamente. A abordagem interdisciplinar e contextualizada à realidade dos estudantes contribuiu para uma aprendizagem mais significativa, refletida na grande aprovação das estratégias didáticas pelos discentes. Destaca-se também que tais experiências foram positivas para os próprios residentes, os quais estão mais preparados para atuar como futuros educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suelione Fernandes da Silva, IFRN

Graduanda de Licenciatura em Informática (IFRN)

João Vitor Melo de Lima, IFRN

Graduando de Licenciatura em Informática (IFRN)

Leonardo Rafael Medeiros, UFRN

Mestrado em Ecologia (UFRN) Professor EBTT no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu (IFRN)

Referências

ALVES Lynn. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.

BINOTTO, Charlote. Ensino de estatística por meio da metodologia de resolução de problemas: uma proposta aplicada ao Ensino Médio. 2019. 101 f. Pato Branco: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/4687. Acesso em: 22 set. 2022.

DANTAS, Josecleide Ferreira; SILVA, Géssica Maria de Macêdo Lopes; MEDEIROS, Leonardo Rafael. Colaborações da interdisciplinaridade para o ensino de informática na escola pública. In: ALMEIDA, Breno Trajano de; CARVALHO, Daniel Aguiar da Silva Oliveira. Programa de Residência Pedagógica na Licenciatura em Informática: partilhando possibilidades. Natal: Famen, 2020. p. 109-117. https://doi.org/10.36470/famen.2020.l3c10.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 1, p. 266-288, 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.11993.

LI, Yulan. Research on Classroom Teaching Model Innovation of Statistics Course under the Background of Blended Learning. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, v. 172, 2017.

MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de conjuntura (BOCA) ano II, v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.

MEDEIROS, Denise Rosa; GOI, Mara Elisângela Jappe. Reflexões sobre relatos de licenciandos em ciências exatas do Programa de Residência Pedagógica. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e023.id953.

MELO, Maria Emília Ferraz Almeida de; OMENA, Cristhiane Maria Bazílio de; SOARES, Félix Alexandre Antunes. Percepção de professores de ensino médio acerca da utilização do computador na escola: uma realidade do sertão pernambucano. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 728-743, 2019. http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406

MORAES, Eriene Macêdo de; COSTA, Walber Christiano Lima da; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. 1-14, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109.

OLIVEIRA, Camila Victória Sousa; FREESZ, Giselli Martins de Almeida; NASCIMENTO, Lorena de Oliveira Tabosa; ALBRECHT, Míriam Pilz. Ensino remoto e a pandemia de Covid-19: Os desafios da aplicação de aulas práticas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7, 2020, Maceió. Anais... Maceió: 2020. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68524. Acesso em: 23 set. 2022.

PAULA, Gabrieli Silva Ney de; SOUZA, Sofia Batista; SALGADO, Sara Carolayne Mendonça; FARIA, Douglas Yago de. A residência pedagógica e a pandemia: implicações do ensino remoto. In: EDUCAÇÃO EM FOCO, 1, 2021, Pouso Alegre. Anais..., Pouso Alegre:IFSULDEMINAS, 2021. p. 1-4. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/145. Acesso em: 23 set. 2022.

PAZETO, Tatiana Annoni; PRIETCH, Soraia Silva. Experiências e Propostas de Projetos Interdisciplinares no Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Computação. In: II Workshop de Licenciatura em Computação (WLC)/SBIE 2010, João Pessoa/PB, 2010.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Algumas considerações teóricas no ensino de estatística na educação básica de maneira contextualizada. Revista eixo, v. 8, n. 3, p. 218-231, 2018. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/535. Acesso em: 23 set. 2022.

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; ALVES, Francisco Régis Vieira; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino de Estatística como Objeto de Pesquisa: Uma Revisão Sistemática da Literatura para o período de 2014 a 2021. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 64, p. 1-16, 2022. Disponível em: http://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/377/230. Acesso em: 23 set. 2022.

SANTOS, Elton Castro Rodrigues dos; SILVA; Marineide de Oliveira da; VIEIRA JÚNIOR, Niltom. Novos tempos e novos desafios educacionais: a educação básica na modalidade remota durante a pandemia de Covid-19. Revista Prática Docente. v. 6, n. 2, p. 1-17, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e056.id1185.

SILVA, Fernando Gabriel Souza; VELASQUE, Luciane de Souza; NASCIMENTO, Ana Gabriela Cardoso do. Ensino de estatística na educação básica em países da América Latina: uma revisão sistemática. Educ. Matem. Pesq., v. 23, n. 4, p. 425-451, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53037. Acesso em: 23 set. 2022.

SILVA, Jenekésia Lins da; OLIVEIRA, Carloney Alves de. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de Matemática na perspectiva da m-learning. BoEM, v. 6, n. 11, p. 200-221, 2018. http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06112018200.

SILVA, Reilan Bomfim da; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Tendências Pedagógicas no ensino de estatística: perspectiva de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, n. 01, p. 1-19, 2022. http://doi.org/10.37001/remat25269062v19id729.

SOUZA JÚNIOR, Abdon Soares de; CARVALHO, Daniel Aguiar da Silva Oliveira. Sala de aula invertida e o ensino de programação de computadores. In: ALMEIDA, Breno Trajano de; CARVALHO, Daniel Aguiar da Silva Oliveira. Programa de Residência Pedagógica na Licenciatura em Informática: partilhando possibilidades. Natal: Famen, 2020. p. 48-62. https://doi.org/10.36470/famen.2020.l3c4.

STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. 32 f. Florianópolis: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

SILVA, Suelione Fernandes da; LIMA, João Vitor Melo de; MEDEIROS, Leonardo Rafael. PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA INFORMÁTICA NO FORMATO REMOTO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23034, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23034.id1692. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/178. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias