UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753

Palavras-chave:

Estudo bibliográfico, Freire, CTS, Andragogia, Ciências, EJA

Resumo

A presente pesquisa apresenta um estudo bibliográfico realizado nos portais de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizado no período de 2007 a 2021, sobre as produções acadêmicas que abordam os pressupostos teóricos Freireanos, Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e Andragogia. O estudo emergiu da necessidade de compreender o que estava sendo produzido na academia relacionado à Andragogia articulado aos princípios teóricos de Freire, CTS e Abordagem Temática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a análise do corpus da pesquisa, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) a partir da discussão de categorias à priori. Nos resultados encontrados, observou-se a utilização da teoria andragogia no cenário acadêmico em processos de ensino e aprendizagem de alguns cursos de graduações, tendo uma maior representatividade em cursos do âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Deli da Rosa Ribeiro, UFSM

Doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul

Cristiane Muenchen, UFSC

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica (UFSC) Docente Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Docente dos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECi/UFSM) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM)

Referências

ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. XII Congresso Nacional de Educação, PUC. Paraná, 2015.

AULER, Décio. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.1, p.67-84, mar. 2009.

AULER, Décio. Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, Editora Unijuí Ano 22 nº 77 Jan./Jun. 2007.

AULER, Décio. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.1, p.67-84, mar. 2009.

BARROS, Rossana. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 44, e173244, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244

BELLAN, Zezina. Andragogia em ação: como ensinar adultos sem se tornar maçante. Santa Barbara d’Oeste, SP: SOCEP Editora, 2005.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília. DF: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/pceb023_08. Acesso em: 19 de set.2016.

BRASIL. Anuário Brasileiro de Educação Básica, 2017. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/_uploads/20180824-Anuario_Educacao_2018_atualizado_WEB.pdf?utm_source=conteudoSite

BRASIL. Documento Básico para o ENCCEJA. Brasília, DF; da Educação, 2016. Disponível em: htpp://www.inep.gov.br/dacc. Acesso 24 de maio de 2018.

DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, Tensões e Transições. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 1991.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DREYER, Luís. Alfabetização: o olhar de Paulo Freire. X Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: importância e atualidade de sua obra. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.3 DEZEMBRO 2011.

HUNSCHE, Sandra; DELIZOICOV, Demétrio. A Abordagem Temática na Perspectiva da Articulação Freire-CTS: Um Olhar para a Instauração e Disseminação da Proposta. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011.

SCHMIT, Rodolfo Augusto. Andragogia como fundamento e instrumento de educação e orientação aos adultos. RECSA, v.5, n.1, jan/jun, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 80p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2008a. 158 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 184 p.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Diretrizes de política nacional de educação de jovens e adultos: consolidação de Documentos 1985/94. São Paulo, ago.1994.

HADDAD, Sérgio. O ensino supletivo no Brasil: o estado da arte. Brasília: Inep, 1987.

HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 41 maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200013

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100005

HADDAD, Sérgio. Estado da arte da Educação de Jovens e Adultos. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, 2000.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Menga Lüdke, Marli E.D.A. André. - São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3 ed., Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

HALMENSCHLAGER, Karine; DELIZOICOV, Demétrio, ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 305-330, novembro. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p305

PEREIRA, Josué Vidal. Tendências Históricas da Educação dos Jovens e Adultos no Brasil: da subordinação a tentativa de emancipação. Educativa, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 175-200, jan./jun. 2014.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

RIBEIRO, Renata Deli da Rosa; MUENCHEN, Cristiane. UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23038, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/182. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias