FORMAÇÃO DE PROFESSOR: APLICABILIDADE DAS TDIC

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22105.id1765

Palavras-chave:

Formação docente, TDIC, ODA

Resumo

O presente estudo insere-se no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PPGEn, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT, 2020), Campus Cuiabá, cujo objetivo é refletir sobre a formação do professor e a aplicabilidade das TDIC no fazer pedagógico. As discussões foram fundamentadas na visão de alguns autores: Belloni, 2009; Freire, 1996; Moran, 2014; Coscarelli e Ribeiro, 2007; Dudeney, Hockly e Pegrum, 2016; Rojo, 2013; Santaella, 2007, entre outros, que corroboram com os conceitos de formação, saberes docentes e tecnologias digitais. Foi utilizada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método. No desenvolvimento da investigação de campo, os instrumentos utilizados para registros de dados foram questionário, entrevista semiestruturada e observação. Dos resultados, compreendemos a relação e o uso das TDIC na formação docente e a inclusão digital tanto dos professores como de seus estudantes. Concluímos que, no que se refere à formação do professor, percebe-se a necessidade de diálogos sobre a cultura tecnológica e reflexões das potencialidades que as TDIC implicam nos saberes docentes.

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Biografia do Autor

Waldinelly Martha Alves Costa, IFMT

Mestrado em Ensino (IFMT) Professora Substituta no Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto (IFSP

Cláudia Lúcia Landgraf Valério, IFMT

Doutora em Língua Portuguesa (PUC/SP) com pós-doutorado em Educação (UCDB/MS) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

MARTHA ALVES COSTA, Waldinelly; LANDGRAF VALÉRIO, Cláudia Lúcia. FORMAÇÃO DE PROFESSOR: APLICABILIDADE DAS TDIC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22105, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22105.id1765. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/193. Acesso em: 13 nov. 2024.