PRÁTICA DE SD DURANTE O ENSINO REMOTO: MARCAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CONTOS DE MARINA COLASANTI

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e047.id1188

Palavras-chave:

Ensino remoto, Leitura e escrita, Mulher, Marina Colasanti

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado por meio de sequência didática (SD) sobre a violência contra a mulher nos contos de Marina Colasanti. A relevância do tema deve-se ao aumento de casos de violência doméstica no Brasil, em meio à Pandemia do Covid-19. O estudo resultou das reflexões acerca de um trabalho desenvolvido com a finalidade de possibilitar aprendizagens significativas que promovam transformações sociais, dentre elas a igualdade de gênero para, assim, reduzirmos a violência contra as mulheres.  Nessa acepção, o aporte teórico foi construído com as contribuições de autores que corroboram com as discussões aqui expostas, ancorados na proposta de uma SD, dispositivo metodológico para apropriação de práticas de linguagem configuradas em gêneros de textos, realizada com estudantes do Ensino Médio, na cidade de Barra do Garças-MT, em meio ao contexto de pandemia. Os resultados mostraram que houve uma mudança de percepção dos estudantes quanto ao gênero conto e a conscientização do papel da mulher na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia de Souza Damasceno, IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Professora no Centro Municipal de Educação Básica Helena Esteves Discente da Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC)

Claudia Lucia Landgraf Valério, IFMT

Doutora em Língua Portuguesa (PUC- SP) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente na Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC)

Epaminondas Matos de Magalhães, IFMT

Doutor em Letras – Teoria da Literatura (PUC/RS) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente na Pós-Graduação de Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL-UNEMAT)

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes. Pereira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/portugues.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: ensino fundamental: anos iniciais. Cuiabá: [s. n.], 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pSppruO-tS9-puiU-IL01llcavKCJye5/view. Acesso em: 5 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Brasília: Ministério da Educação, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020a. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 22 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020b. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 54-D, p. 1, 19 mar. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422. Acesso em: 22 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. º 395, de 15 de abril de 2020c. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 73, p. 61, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-395-de-15-de-abril-de-2020-252725131. Acesso em: 22 abr. 2020.

CIEB. Planejamento das secretarias de educação do Brasil para ensino remoto. São Paulo, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/cieb-lanca-estrategias-de-aprendizagem-remota-para-secretarias-de-educacao. Acesso em 11 jun. 2020.

COLASANTI, Marina., Para que ninguém a quisesse, Porém igualmente. In: COLASANTI, Marina. Um espinho de Marfim e outras histórias. Porto Alegre: L&PM, 1999.

DOLZ, Joaquim.; NOVERRAZ, Michele.; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. IN: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, Roxane.; CORDEIRO, Glais. Sales. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

FBSP. Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19-Ed.2. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública [Internet]. São Paulo: FBPS; [2020]. Disponível em: http://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/06/violencia-domestica-covid-19-ed02-v5.pdf. Acesso em 03 set. 2020.

FORNARI, Lucimara Fabiana et al. Violência doméstica contra a mulher na pandemia: estratégias de enfrentamento divulgadas pelas mídias digitais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, suppl 1, 2021. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0631 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0631

GALINDO, Daniel. Comunicação mercadológica: uma revisão conceitual. In: GALINDO, Daniel (org.). Comunicação institucional e mercadológica: expansões conceituais e imbricações temáticas. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista, 2012.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina.(org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1986.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID-19). Brasília: Ministério da Saúde, [2020]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 23 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.31365/issn.2595-1769.v19i1p16-24

SANTOS, Edméia. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, ago. 2020. Seção Notícias. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 25 jun. 2020.

TORRES, Maximiliano. A desconstrução do feminino em Grimm e Marina Colasanti. UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.

VALENTE, José Armando. Formação de Profissionais na Área de Informática em Educação, In VALENTE, José. Armando. (org.). Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1995.

ZALUAR, Alba. Violência, crime organizado e poder: a tragédia brasileira e seus desafios. In: VELLOSO, João Paulo. (org.). Governabilidade, sistema político e violência urbana. Rio de Janeiro, José Olympio, 1994.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

SOUZA DAMASCENO, Márcia de; LANDGRAF VALÉRIO, Claudia Lucia; MATOS DE MAGALHÃES, Epaminondas. PRÁTICA DE SD DURANTE O ENSINO REMOTO: MARCAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CONTOS DE MARINA COLASANTI. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e047, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e047.id1188. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias