E-BOOK INTERATIVO COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22037.id1336Palavras-chave:
E-book Interativo, Objetos de Aprendizagem de Matemática, Ensino de FraçõesResumo
Com o objetivo de proporcionar experiências interativas e autônomas no ensino e aprendizagem de adição e subtração de frações, este artigo apresenta um e-book interativo como possibilidade, cujo design considerou a Resolução de Problemas, a ludicidade, o uso de Tecnologias Digitais, como Scratch, App Inventor, PhET e vídeos aplicados em tarefas de aprendizagem dirigidas a professores e alunos, visando uma compreensão para os anos Iniciais do Ensino Fundamental II. As potencialidades do objeto de aprendizagem foram exploradas por ingressantes de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Paraná, e a avaliação escrita dos resultados, pautada na Análise de Conteúdo, apontou o e-book como recurso tecnológico aplicável, auxiliar do professor, e promissor para processos de ensino e aprendizagem de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
CASTRO FILHO, José Aires de; FREIRE, Raquel Santiago; MAIA, Dennys Leite. Formação docente na era da cibercultura. Revista Tecnologias na Educação, ano 8, v. 16, n. 16, p. 1-21, 2016.
DE OLIVEIRA, Heluza Sílvia; LIMA, Maria de Fátima Webber Prado. Utilização da Plataforma Khan Academy na Resolução de Exercícios de Matemática. Scientia cum Industria, v. 5, n. 2, p. 66-72, 2017.
DUDA, Rodrigo; SILVA, Sani de Carvalho Rutz; ZONTINI, Diego Dutra; GROSSI, Luciane. Elaboração de aplicativos para Android com uso do App Inventor: uma experiência no Instituto Federal do Paraná – Câmpus Irati. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 115-128, 2015. https://doi.org/10.3895/rbect.v8n2.2982
FILATRO, Andrea Cristina; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Planejamento, design, implementação e avaliação de programas de educação on-line. Curitiba: Escola de Governo do Paraná, 2007.
FREITAS, Rômulo Silvestre da Silva; SANTOS, Robério Valente, PEREIRA, Marcos Fabrício Ferreira; DA SILVA, Diego Cunha; ALVES, Fábio José da Costa. O uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática: desenvolvimento de aplicativos com o app inventor 2. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7525_3278_ID.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
LICHT, Marcele Cassol; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; VIEIRA, Milton Luiz Horn; GONÇALVES, Berenice Santos. O livro digital interativo com recurso educacional. Anais do IV Simpósio Internacional De Inovação Em Mídias Interativas, Goiás: Media Lab. p. 444-454, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/777/o/38_livro_digital_interativo.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
ONUCHIC, Lourdes De La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: Computers, children, and powerful ideas. NY: Basic Books, 1980.
PERKINS, Katherine; ADAMS, Wendy; DUBSON, Michael; FINKELSTEIN, Noah; REID, Sam; WIEMAN, Carl. PhET: Interactive simulations for teaching and learning physics. The physics teacher, v. 44, n. 1, p. 18-23, 2006. https://doi.org/10.1119/1.2150754
RESNICK, Mitchel; MALONEY, John; MONROY-HERNÁNDEZ, Andrés; RUSK, Natalie; EASTMOND, Evelyn; BRENNAN, Karen; MILLNER, Amon; ROSENBAUM, Eric; SILVER, Jay; SILVERMAN, Brian; KAFAI, Yasmin. Scratch: programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67, 2009. https://doi.org/10.1145/1592761.1592779
ROQUE, Tatiana. História da Matemática – Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
STEWART, Ian. O fantástico mundo dos números. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
VIOL, Juliana França; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As práticas do professor que ensina matemática e suas inter-relações com as tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1311-1330, 2014.
WING, Jeannette Marie. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.