A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO IFG DE LUZIÂNIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22045.id1492

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino, Psicologia escolar

Resumo

A presente pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender o que é Deficiência Intelectual e como ocorre a inclusão dos discentes com DI que cursam o Ensino Médio no IFG, Campus Luziânia, e conhecer como é a representação social do tema inclusão entre os discentes sem deficiência. Trata-se de uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, incluindo a pesquisa documental. Utilizamos como instrumento de obtenção de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes, foram professores e serão incluídos ainda os alunos. Para análise dos dados, usaremos Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e pressupostos teóricos de Mantoan (2005), Crochick (2011) e Patto (2015) acerca do que é o ensino inclusivo e uma educação democrática à luz de Freire (1983, 2020). Resultados parciais: conhecer os processos inclusivos e auxiliar na melhora das ações de trabalho refletindo sobre uma prática da Psicologia Escolar pautada no compromisso ético e atuação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeisa Fernandes Marcondes, UNOPAR

Especialista em Psicopedagogia (UNOPAR) Mestranda em Ensino pela Universidade de Cuiabá (UNIC) Psicóloga do Instituto Federal de Goiás, Campus Luziânia (IFG)

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, UAB

Doutorado em Inovação e Sistema Educativo (UAB/Espanha) Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC) Coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (UNIC/IFMT)

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 [Recurso eletrônico]. 5ª ed.; M.I.C. Nascimento, Trad. Porto Alegre, RS: Armed.2014.

BRASIL. Ministério da Educação. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 30.jun.2021.

BRASIL. LBI - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 30 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CROCHÍK, José Leon.; FRELLER, Cintia C.; LIMA e DIAS, Marian Ávila de.; FEFFERMANN, Marisa; NASCIMENTO, Rafael Baioni; CASCO, Ricardo. Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos. Psicologia & Sociedade; V. 25, n.1, p. 174-184, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822013000100019

CROCHÍK, José Leon. Preconceito e Inclusão. WebMosaica - Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e UFRGS, v.3, n.1, p.33-42; jan-jun, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 75ª.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

GESSER Marivete, BOCK Geisa Letícia, LOPES Paula Helena (organizadoras). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020 DOI: https://doi.org/10.24824/978655868467.1

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 20111.

JANNUZZI, Gilberta. A Luta pela EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE MENTAL no Brasil. São Paulo:Cortez,1985.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2005.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; COSTA, Antônio Pedro. Técnicas que fazem uso da palavra, do olhar e da empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. Aveiro- Portugal: Ludomedia,2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org); DESLANDES, S.F.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. PetrópolisRJ: Vozes, 2016.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do Fracasso escolar - Histórias de submissão e Rebeldia. 4 ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

MARCONDES, Jeisa Fernandes; ANTUNES MACIEL, Cilene Maria Lima. A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO IFG DE LUZIÂNIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22045, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22045.id1492. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/232. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias