A EDUCAÇÃO VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOS ATUAIS CONTRATEMPOS
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22101.id1766Palavras-chave:
Educação, Covid-19, Ensino remoto, TICs, Competência digitalResumo
A pandemia descaracterizou de forma geral todo o cotidiano das pessoas e do mundo: hábitos e costumes pertencentes à cultura dos países sofreram grande transformação. Medidas de distanciamento social foram indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aceitas na maioria dos países, causando o fechamento dos setores sociais, impondo uma forma de educação, sustentada pelas TICs. Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o panorama atual da educação diante da pandemia. Aplicou-se a metodologia de revisão sistemática da literatura (RSL) dos primeiros estudos da comunidade científica brasileira sobre as consequências da pandemia do COVID-19 na educação. Embasada em produções publicadas no Portal da CAPES, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, no SCIELO e no Google Scholar, no período de março a julho/2020 mostrando os contratempos vivenciados por discentes e docentes no período. Conclui-se que o uso das TICs representa a inovação na educação.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Beatriz Oliveira; Alves, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, v. 12, n. 28, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n 1, p. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621
AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jéssica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020.
AZEVEDO, José. COVID e educação: da emergência às oportunidades. Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção, p. 83-86, 2020.
BARRETO, Adriana Freitas & ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0010
CABRAL, Ilídia. O ensino e a aprendizagem em tempos de COVID-19 à luz da teoria da ação comunicativa de Habermas. Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção, p. 67-75, 2020.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal; FULY, Patrícia Santos Claro; DOS SANTOS, Mauro Leonardo Salvador Caldeira; MENEZES, Harlon França. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e275973979-e275973979, 2020 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3979
CANI, Josiane Brunetti, SANDRINI, Elisabete Gerlânia Caron, SOARES, Gilvan Matheus, & SCALZER, Kamila. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713
CARVALHO, Marisa. Acesso, equidade e aprendizagem: desafios em tempos de Covid 19. Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção, p. 119-122, 2020.
CASATTI, Denise. Um guia para sobreviver à pandemia do ensino remoto. Universidade de São Paulo – USP: São Paulo. 2020. Disponível em http://www.saocarlos.usp.br/um-guia-para-sobreviver-a-pandemia-do- ensino remoto/. Acesso em: 07/03/2022.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CGI.BR. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC DOMICÍLIOS 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: http://twixar.me/DhlT. Acesso em: 26 jun. 2020.
COUTINHO, Ângela Scalabrin; CÔCO, Valdete. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16266.088
COUTO, Edevaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid Magalhães Porto. #fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n, 3, p. 200-217, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
DIAS, Paulo, MOREIRA, Darlinda, & MENDES, Antônio Quintas. (2016). Práticas e cenários de inovação em educação online. Práticas e cenários de inovação em educação online.
FARIA, Paulo M. Revisão Sistemática da Literatura: teoria e prática para o desenvolvimento profissional docente e inovação educativa com TIC. Santo Tirso: Whitebooks, 2015.
FERREIRA, Ana Rita; GONÇALVES, Daniela. Políticas educativas em tempos de COVID em Portugal: que relação com a igualdade, equidade e inclusão em educação? Revista Galega de Educación, p. 49-52, 2020.
F
ONSECA, Eril Medeiros; FRANCO, Ronan Moura. Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5946
GONÇALVES, Vitor. COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Revista Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 43-53, 2020.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barbara; TRUST, Torrey; BOND, Mark. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2020.
JESUS PEREIRA, Alexandre, NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda. Biopolítica e Educação: os impactos da pandemia do covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 219-236, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219
JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Maria Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299-e521974299, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299
KITCHENHAM, Bárbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.Technical Report EBSE- 01, Keele University, 2007.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.620
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 que Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. MEC, 2020. Disponível em: https://www.mec.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2020.
MOREIRA, Jose, HENRIQUES, Suzana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
MOREIRA, Maria Eduarda Souza; SILVA CRUZ, Inglity Lorrane; SALES, Maria Eduarda Nascimento; MOREIRA, Nhaypi Iasmin Taveira; CASTRO FREIRE, Heloisa. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 6281-6290, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-180
NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins, BENEDETTI, Tiago Rodrigues, & dos SANTOS, Adriana Ramos. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 25909-25928, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-156
NASCIMENTO BORBA, Rodrigo Cerqueira; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristina Rosa; SOUZA, Lúcia Helena Pralon. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 153-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337
NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins; ROSA, José Vitor Acioli. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 38513-38525, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409
OECD. Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic Annotated resources for online learning. Paris: OECD Publishing, 2020a. Disponível em: https://www.oecd.org/education/Supporting-the-continuation-of-teaching-and-learning-during-the-COVID-19-pandemic.pdf. Acesso em: 12 mai. 2020.
OECD. A framework to guide education response to the COVID – 19 Pandemic. Paris: OECD Publishing, 2020b.
OLIVEIRA, Breynner Ricardo; COELHO, Jianne Inês Fialho; VIEIRA, Márcia Freitas. Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 65-78, set./dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7787
OLIVEIRA, João Batista Araújo; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thaís. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 555-578, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article& id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em 15 de junho de 2020.
SANTANA FILHO, Manoel Martins. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50449
SANTOS, Eva Teixeira; CHAVEZ, Eros Salina; SILVA, Anderson Antônio Molina; LORDANO, Geovandir André; AYACH, Lucy Ribeiro; ANUNCIAÇÃO, Vicentina Socorro; BATISTA, Ricardo Lopes. COVID 19 e os impactos na educação: percepções sobre Brasil e Cuba. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, p. 450-460, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/Hygeia0054555
SANTOS JUNIOR, Veríssimo Barros; MONTEIRO, Jean Carlos Silva. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
SILVA MONTEIRO, Sandrelena. (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237-254, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p237
SILVEIRA, Sidney Renato; BERTOLINI, Cristiano; PARREIRA, Fábio José; CUNHA, Guilherme Bernardino; BIGOLIN, Nara Martini. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, v. 35, 2020. DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-86127-71-3.CAP.04
SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Elaine Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais - Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169
UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19, 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 03 jun. 2020.
UNESCO. COVID-19 impact on education, 2020b. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 02 jun. 2020.
VASCONCELOS SOARES, Lucas; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41
VIEIRA, Márcia Freitas. A Gestão de EaD no contexto dos Polos de Apoio Presencial: Proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadas. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Aberta, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7182. Acesso em: 28 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.