A ARTICULAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR DE APOIO AO EDUCANDO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22051.id1461Palavras-chave:
Inclusão, Professor Regente, Mediador, Auxiliar de Apoio ao EducandoResumo
Abordamos a articulação entre o Professor Regente e o Auxiliar de Apoio ao Educando em uma escola da Prefeitura de Belo Horizonte. Com observações e entrevistas analisamos a necessidade dessa parceria, sua sistematização, entraves e evolução, na perspectiva da Inclusão Escolar. Investigamos a articulação e aspectos gerais que poderiam influenciar essa dinâmica. Através do levantamentos de dados, evidenciamos a mediação estabelecida, identificando sistematizações usadas para atuarem juntos no cotidiano escolar. Tentamos perceber os auxílios oferecidos para efetivação dessa articulação e compreender se essa parceria, mesmo que informal, estava sendo realizada em prol do aluno de inclusão.
Downloads
Métricas
Referências
ACAMPORA, Bianca. In: Neurociência na aprendizagem. Revista Linha direta. Setembro de 2013.
BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa. Dilemas da inclusão na educação básica frente às diretrizes para a formação em pedagogia. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia; JESUS, Denise Meirelles. Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Imediação, p. 213 a 218, 2010.
BRANDÃO, Maria Teresa; FERREIRA, Marco. Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 4, p. 487-502, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000400002
BRASIL. Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2000/lei-10098-19-dezembro-2000-377651-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 06 de mar. 2018.
BRASIL. Lei Nº 12764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE. Resolução nº 2, parecer 17 de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB 2/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Brasília, 3 de julho de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf Acesso em 29 de out. de 2017.
FONTANA, Roseli Aparecida Cação; FURGERI, Denise Krahenbuhl Paula; PASSOS, Lorena Valsani Leme. Cenas cotidianas de inclusão: sentidos em jogo. GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Políticas e práticas de EI. Campinas, São Paulo: Autores Associados p. 149-165, 2004.
GLAT, Rosana (org. e edição). EI: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007.
GOMES, Marise Miranda. O orientador educacional, o mediador escolar e a inclusão. Rio de janeiro: Wak editora, 2014.
GUENTHER, Zenita Cunha. O Aluno bem-dotado na escola regular: celebrando a diversidade, incluindo as diferenças. Revista Escritos sobre Educação. Ibirité. vol. 2, n.1, p.47. 2003.
MANICA, Loni Elisete; CALIMAN, Geraldo. A educação profissional para pessoas com deficiência: um novo jeito de ser docente. Brasília, Liber Livro, 2015.
MANTOAN, Maria Tereza. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, p. 48-61, 2006.
MARTINS, Aline Elizabeth Moraes. Representações de docentes sobre a inclusão escolar de alunos com deficiências na rede municipal de ensino. 2006. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2006.
MINGHETTI, Lenir Rodrigues; KANAN, Lilia Aparecida. Aspectos facilitadores e limitadores do processo de inclusão na percepção do “Segundo Professor”. Educação, Ciência e Cultura, v. 16, n. 2, p. 107-134, 2011.
MOUSINHO, Renata et al. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. São Paulo, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384862010000100010. Acesso em: 03 de mar. de 2018.
PELOSI, Miryam Bonadiu, NUNES Leila Regina. Caracterização dos professores itinerantes, suas ações na área de tecnologia assistiva e seu papel como agente de inclusão escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.15, n.1, p.141-154, jan.-abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000100010
PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal; ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. 2017. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20170014
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/3114/1662. Acesso em: 28 de out. 2017.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 94-181, jan./abr. 2007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
STAINBACK, Susan; WILLIAM, Stainback. Inclusão: um guia para educadores. In: Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed,1999.
TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.
ZANELLI, José Carlos. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Revista Estudos de Psicologia, 79-88, 7 (Número Especial), 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.