A ARTICULAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR DE APOIO AO EDUCANDO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22051.id1461

Palavras-chave:

Inclusão, Professor Regente, Mediador, Auxiliar de Apoio ao Educando

Resumo

Abordamos a articulação entre o Professor Regente e o Auxiliar de Apoio ao Educando em uma escola da Prefeitura de Belo Horizonte. Com observações e entrevistas analisamos a necessidade dessa parceria, sua sistematização, entraves e evolução, na perspectiva da Inclusão Escolar. Investigamos a articulação e aspectos gerais que poderiam influenciar essa dinâmica. Através do levantamentos de dados, evidenciamos a mediação estabelecida, identificando sistematizações usadas para atuarem juntos no cotidiano escolar. Tentamos perceber os auxílios oferecidos para efetivação dessa articulação e compreender se essa parceria, mesmo que informal, estava sendo realizada em prol do aluno de inclusão.

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Biografia do Autor

Zenaide Pereira Barcelos

Mestrado em Educação (PUC-MG) Gerente de Recursos Humanos

Stela Maria Fernandes Marques, UFMG

Doutorado em Educação pela Newcastle University, England (revalidado pela UFMG) Editora Associada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MF) Professora do mestrado em Educação (PUC-MG)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

PEREIRA BARCELOS, Zenaide; FERNANDES MARQUES, Stela Maria. A ARTICULAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR DE APOIO AO EDUCANDO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22051, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22051.id1461. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/238. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias