PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS DESTINADAS AOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e075.id1075

Palavras-chave:

Inclusão, Estado do Conhecimento, Prática Pedagógica

Resumo

A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica desenvolvida com caráter qualitativo segundo encaminhamentos de pesquisas do tipo estado do conhecimento. O objetivo aqui foi ressaltar práticas pedagógicas inclusivas destinadas aos estudantes público-alvo da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados dentro da temática foi desenvolvida por meio da busca de artigos, teses e dissertações, nas plataformas Scielo e Capes, entre os anos de 2015-2020. A partir dos trabalhos selecionados, foram organizadas duas categorias, a saber: Práticas pedagógicas desenvolvidas e esperadas na escola; Formação dos professores sobre a Educação Especial. Constatou-se que as práticas pedagógicas, em certa medida, são desenvolvidas e esperadas no contexto da inclusão. Contudo, elementos como a necessidade de formação docente para desenvolvê-las e ambientes que colaborem com sua concretização dificultam que tais práticas ocorram. O pequeno número de produções científicas que deem visibilidade às práticas pedagógicas apresenta-se como uma lacuna, expressando a carência de produções na área.

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Biografia do Autor

Ana Flávia de Oliveira, Unicesumar

Graduanda em Pedagogia (Unicesumar)

Mariane Pereira Leal, Unicesumar

Graduanda em Pedagogia (Unicesumar)

Gabriela Chem de Souza do Rosário, Unicesumar

Mestre em Educação (UEPG) Docente do curso de Pedagogia Unicesumar – Campus Ponta Grossa

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

FLÁVIA DE OLIVEIRA, Ana; PEREIRA LEAL, Mariane; SOUZA DO ROSÁRIO, Gabriela Chem de. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS DESTINADAS AOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e075, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e075.id1075. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/287. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias