BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE CANTO DO BURITI (PI)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e080.id1270

Palavras-chave:

Biologia Molecular, Ensino médio, Modelos lúdicos

Resumo

O ensino contextualizado com questões sociocientíficas voltadas à realidade dos estudantes, aliado a práticas pedagógicas que estimulem o raciocínio mostra-se bastante produtivo na aprendizagem de Biologia e na formação de cidadãos críticos. O presente estudo, de natureza qualiquantitativa e de caráter interventivo, pretendeu desenvolver e aplicar uma sequência de ensino investigativa (SEI) como ferramenta problematizadora para o ensino de Genética em seis momentos: pesquisa e compartilhamento de vídeos, investigação de simulações de paternidade, montagem de cena de crime, extração de DNA e simulações lúdicas de Genética Molecular. A observação qualitativa evidenciou o posicionamento crítico e investigativo dos estudantes diante de problematizações e amadurecimento científico, enquanto a análise quantitativa demonstrou o desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. Portanto, a SEI facilitou a compreensão da genética forense, minimizando o distanciamento entre a teoria e a prática, bem como despertou o interesse dos estudantes com relação ao estudo da Genética Molecular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thâmara Chaves Cardoso, UESPI

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI) Professora na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC/PI)

Michelle Mara de Oliveira Lima, UESPI

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI) Professora no Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Francielle Alline Martins, UFV

Doutora em Genética e Melhoramento (UFV) Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI)

Pedro Marcos de Almeida, UFPE

Doutor em Genética (UFPE)Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI)

Referências

ARAÚJO, Maria Inês Oliveira; BIZZO, Nélio. Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia. Revista tempos e espaços em Educação, v. 8, n. 16, p. 125-38, 2015.

BARCELLOS, Leandro da Silva; COELHO, Geide Rosa. Uma análise das interações discursivas em uma aula investigativa de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sobre medidas protetivas contra a exposição ao sol. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 177-99, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 25 mar. 2020.

Brasil. ENEM: Provas e gabaritos. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 04 mar. 2020.

BOODAN, Robert; BIKLEN, Sari. Qualitative research for education. Boston: Allyn and Bacon, Inc., 1982.

CARMINATTI, Nayra Luiza; CLEMENT, Luiz. Evidências de validade de uma escala para medir engajamento e interesse de estudantes em aulas de física. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 13, n. 1, p. 01-09, 2018.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2013.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-94, 2018.

CAVALCANTE, Felipe Sant’Anna. et al. DNA vegetal na sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. 2, n. 1, p. 176-191, 2018.

CRUZ, Antônio et al. Ciência Forense no ensino de Química por meio da experimentação investigativa e lúdica. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 167-72, 2016.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009

FURUZAWA, Camila Prado. Comunicação e indústria audiovisual: crime, compensação simbólica e outras questões sobre as séries policiais televisivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Porto Alegre, 2014.

GOMES, Jerlyane Alencar; LIMA, Roberta Valforia Guedes. O perfil dos estudantes da EJA do 3º segmento e os fatores de permanência na escola. Revista Outras Palavras, v. 16, n. 1, p. 66, 2019.

KRASILCHICK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 2005. (Coleção Temas básicos de Educação e Ensino).

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 3. ed. São Paulo: EPU, 1996.

MACHADO, Cátia. Atividades laboratoriais com materiais de baixo custo: um estudo com professores timorenses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 1, p. 198-223, 2019.

MASCARENHAS, Maria de Jesus Oliveira et al. Estratégias metodológicas para o ensino de genética em escola pública. Pesquisa em foco, v. 21, n. 2, p. 5-24, 2016.

NASCIMENTO, Juliana Macedo; MEIRELLES, Rosane Moreira. Conectando saberes e ‘superpoderes’ para mediar tópicos em genética e saúde no ensino médio. Revista Práxis, v. 7, n. 14, p. 47-56, 2015.

OLIVEIRA, Felipe Sales et al. Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 13, n. 1, p. 45-57, 2015.

OLIVEIRA, Pablo Wolf et al. Uma proposta de contextualização teatral científica sobre qualidade do ar no ensino de química. Scientia Naturalis, v. 1, n. 4, p. 118-34, 2019.

OLIVEIRA, Ernna Hérida Domingues de; PEREIRA, Tiago Campos. Reação em Cadeia Polimerase (PCR). Genética na escola, v. 14, n. 2, p. 88-97, 2019.

PINHATI, Fernanda Romanholi. Eletroforese de DNA: dos Laboratórios de Biologia Molecular para as Salas de Aula. Quím. nova escola. São Paulo, v. 37, n. 4, p. 316-19, 2015.

RAMOS, Vagner Damião da Silva; AIRES, Rafaela Magalhães; GÓES, Andréa Carla de Sousa. O princípio elementar de Mendel aplicado a um teste de paternidade: uma simulação a partir do triângulo amoroso de Dom Casmurro. Genética na escola, v. 13, n. 1, p. 72-103. 2018.

SANTIAGO, Marcos de Araújo Carneiro; SANTOS, Marcelo. Difusão da Ciência: oficinas em Biologia Molecular para professores e alunos do ensino médio no município de Passos (MG) e seu entorno. Ciência et Praxis, v. 8, n. 16, p. 7-12, 2015.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17. n. 1, p. 49-67, 2015.

SOUZA JR., Domingos Rodrigues. Ensino de Eletrodinâmica em uma perspectiva investigativa: analisando os desdobramentos sobre a aprendizagem de estudantes. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

SOUZA, Éder Júnior et al. A perícia criminal vai à escola: uma proposta de utilização de elementos de física forense no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015. Anais[...], 2015

VILAS BÔAS, Rogério Custódio; NASCIMENTO JUNIOR, Antônio Fernandes; SOUZA Fátima Maria Moreira. Utilização de recursos audiovisuais como estratégia de ensino de Microbiologia do Solo nos ensinos Fundamental II e Médio. Revista Práxis, v. 10, n. 19, p. 79-90, 2018.

XAVIER, César; CAVALCANTI, Danielle. Development of a didactic electrophoresis kit for the practical teaching of Molecular Biology in basic and higher education. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 15, p. 49-62, 2017.

YAMAZAKI, Regiane Magalhães de Oliveira et al. História da biologia e sua articulação com uma atividade experimental: extração da molécula de DNA. Enseñanza de las Ciencias, v. 35, n. extra, p. 3815-20, 2017.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

CHAVES CARDOSO, Thâmara; OLIVEIRA LIMA, Michelle Mara de; ALLINE MARTINS, Francielle; MARCOS DE ALMEIDA, Pedro. BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE CANTO DO BURITI (PI). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e080, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e080.id1270. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/292. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias