A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA: UTILIZANDO A MÚSICA “CERTAS COISAS” PARA RESSIGNIFICAR CONCEPÇÕES
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e092.id1277Palavras-chave:
Roda de conversa, Concepções prévias, Mediação, Ondulatória, RessignificaçãoResumo
Neste artigo, apresenta-se o relato da aplicação de uma Roda de Conversa (RC) como estratégia mediadora para a apropriação de conceitos da Ondulatória por estudantes de uma escola pública de tempo integral. Essa estratégia é parte integrante de uma Sequência Didática (SD) que se aplicou durante o primeiro encontro com os estudantes, tomando como ponto de partida a apresentação de uma música como motivação das discussões, possibilitando a coleta de concepções prévias/empíricas para posterior ressignificação. Dessa forma, expõem-se aqui as compreensões concebidas a partir das discussões e observações do professor durante a RC. Apesar do desafio para docente e estudantes, tal estratégia apresentou-se com potencialidades para captar as concepções por intermédio do momento dialógico, promovendo a geração de um pensamento crítico-reflexivo sobre o tema abordado junto aos participantes.
Downloads
Métricas
Referências
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Concepções de professores sobre situação de estudo: rodas de conversa como práticas formadoras. Interfaces da Educ., Paranaíba, v. 8, n. 22, p. 154-185, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1600. Acesso em: 7 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1600
BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira; WARTHA, Edson José. A roda de conversa como estratégia para o desenvolvimento do pensamento crítico. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-21, mai./ago. 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.10431. Acesso em: 7 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.10431
CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EdUECE, 2015.
FEYNMAN, Richard Philips; LEIGHTON, Robert Benjamin; SANDS, Matthew. Lições de física de Feynman. Porto Alegre: Bookman, 2008.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GASPARIN, João Luiz. A construção dos conceitos científicos em sala de aula (no prelo). In: Nádia Lúcia Nardi (org.). Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. 1. ed. Concórdia, SC: EDUNC - Editora da Universidade do Contestado - SC, 2007. p. 1-25. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/41/A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20dos%20conceitos%20cient%C3%ADficos%20em%20sala%20de%20aula.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 4.
LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís. [online], v. 34, n. 2, p.1-9, 2012. ISSN 1806-1117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200015. Acesso em: 11 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200015
MARCONDES, Renato. Roda de conversa como metodologia de ensino sobre gênero: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD e Software Livre. 2020, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=847. Acesso em: 5 mai. 2021.
MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222
MICHA, Daniel Neves; et al. "Vendo o invisível": experimentos de visualização do infravermelho feitos com materiais simples e de baixo custo. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.1, p.01-06. ISSN 1806-1117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100015. Acesso em: 11 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100015
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Online. 2020. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=surfe. Acesso em: 5 mai. 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Unijuí, 2011.
MOREIRA, Marco Antonio. Ensino de Física no século XXI. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 3, p. 80-94, 4 dez. 2018. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19959/18380. Acesso em: 21 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19959
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 20 fev. 2021.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física Básica. 4. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2002. v. 2.
OLIVEIRA, Christian Mota de; MARQUES, Valquíria Fernandes; SCHRECK, Rafaela Siqueira Costa. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, v. 09, n. 19, p. 674-684, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/633. Acesso em: 04 maio 2021.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface (Botucatu) [online], 2014, v.18, p.1299-1311. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0264. Acesso em: 8 mai. 2021. Suplemento 2. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0264
SANTOS, Lulu; MOTTA, Nelson. Certas Coisas. In: Vagalume: [S. l.], 1996. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/lulu-santos/certas-coisas.html. Acesso em: 11 jan. 2021.
SILVEIRA, Fernando Lang da; VARRIALE, Maria Cristina. Propagação das ondas marítimas e dos tsunamis. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 22, n. 2, p. 190-208, ago. 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266014164_PROPAGACAO_DAS_ONDAS_MARITIMAS_E_DOS_TSUNAMI. Acesso em: 5 mai.2021.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZANOTTA, Daniel Capella; CAPPELLETTO, Eliane; MATSUOKA, Marcelo Tomio. O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de Física. Rev. Bras. de Ens. de Física, v. 33, n. 2, p. 2313, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000200014. Acesso em: 5 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000200014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.