A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA: UTILIZANDO A MÚSICA “CERTAS COISAS” PARA RESSIGNIFICAR CONCEPÇÕES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e092.id1277

Palavras-chave:

Roda de conversa, Concepções prévias, Mediação, Ondulatória, Ressignificação

Resumo

Neste artigo, apresenta-se o relato da aplicação de uma Roda de Conversa (RC) como estratégia mediadora para a apropriação de conceitos da Ondulatória por estudantes de uma escola pública de tempo integral. Essa estratégia é parte integrante de uma Sequência Didática (SD) que se aplicou durante o primeiro encontro com os estudantes, tomando como ponto de partida a apresentação de uma música como motivação das discussões, possibilitando a coleta de concepções prévias/empíricas para posterior ressignificação. Dessa forma, expõem-se aqui as compreensões concebidas a partir das discussões e observações do professor durante a RC. Apesar do desafio para docente e estudantes, tal estratégia apresentou-se com potencialidades para captar as concepções por intermédio do momento dialógico, promovendo a geração de um pensamento crítico-reflexivo sobre o tema abordado junto aos participantes.

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Biografia do Autor

Lucianno Cabral Rios, UFPI

Mestrado em Ensino de Física (UFPI) Professor na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI)

Neuton Alves de Araújo, USP

Doutorado em Educação (USP) Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (UFPI) Docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/UFPI)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

CABRAL RIOS, Lucianno; ALVES DE ARAÚJO, Neuton. A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA: UTILIZANDO A MÚSICA “CERTAS COISAS” PARA RESSIGNIFICAR CONCEPÇÕES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e092, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e092.id1277. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/303. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias