A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA: UTILIZANDO A MÚSICA “CERTAS COISAS” PARA RESSIGNIFICAR CONCEPÇÕES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e092.id1277

Palavras-chave:

Roda de conversa, Concepções prévias, Mediação, Ondulatória, Ressignificação

Resumo

Neste artigo, apresenta-se o relato da aplicação de uma Roda de Conversa (RC) como estratégia mediadora para a apropriação de conceitos da Ondulatória por estudantes de uma escola pública de tempo integral. Essa estratégia é parte integrante de uma Sequência Didática (SD) que se aplicou durante o primeiro encontro com os estudantes, tomando como ponto de partida a apresentação de uma música como motivação das discussões, possibilitando a coleta de concepções prévias/empíricas para posterior ressignificação. Dessa forma, expõem-se aqui as compreensões concebidas a partir das discussões e observações do professor durante a RC. Apesar do desafio para docente e estudantes, tal estratégia apresentou-se com potencialidades para captar as concepções por intermédio do momento dialógico, promovendo a geração de um pensamento crítico-reflexivo sobre o tema abordado junto aos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucianno Cabral Rios, UFPI

Mestrado em Ensino de Física (UFPI) Professor na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI)

Neuton Alves de Araújo, USP

Doutorado em Educação (USP) Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (UFPI) Docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/UFPI)

Referências

BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Concepções de professores sobre situação de estudo: rodas de conversa como práticas formadoras. Interfaces da Educ., Paranaíba, v. 8, n. 22, p. 154-185, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1600. Acesso em: 7 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1600

BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira; WARTHA, Edson José. A roda de conversa como estratégia para o desenvolvimento do pensamento crítico. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-21, mai./ago. 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.10431. Acesso em: 7 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.10431

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EdUECE, 2015.

FEYNMAN, Richard Philips; LEIGHTON, Robert Benjamin; SANDS, Matthew. Lições de física de Feynman. Porto Alegre: Bookman, 2008.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GASPARIN, João Luiz. A construção dos conceitos científicos em sala de aula (no prelo). In: Nádia Lúcia Nardi (org.). Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. 1. ed. Concórdia, SC: EDUNC - Editora da Universidade do Contestado - SC, 2007. p. 1-25. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/41/A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20dos%20conceitos%20cient%C3%ADficos%20em%20sala%20de%20aula.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 4.

LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís. [online], v. 34, n. 2, p.1-9, 2012. ISSN 1806-1117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200015. Acesso em: 11 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200015

MARCONDES, Renato. Roda de conversa como metodologia de ensino sobre gênero: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD e Software Livre. 2020, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=847. Acesso em: 5 mai. 2021.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222

MICHA, Daniel Neves; et al. "Vendo o invisível": experimentos de visualização do infravermelho feitos com materiais simples e de baixo custo. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2011, vol.33, n.1, p.01-06. ISSN 1806-1117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100015. Acesso em: 11 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100015

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Online. 2020. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=surfe. Acesso em: 5 mai. 2021.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Unijuí, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Ensino de Física no século XXI. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 3, p. 80-94, 4 dez. 2018. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19959/18380. Acesso em: 21 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19959

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 20 fev. 2021.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física Básica. 4. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2002. v. 2.

OLIVEIRA, Christian Mota de; MARQUES, Valquíria Fernandes; SCHRECK, Rafaela Siqueira Costa. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, v. 09, n. 19, p. 674-684, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/633. Acesso em: 04 maio 2021.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface (Botucatu) [online], 2014, v.18, p.1299-1311. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0264. Acesso em: 8 mai. 2021. Suplemento 2. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0264

SANTOS, Lulu; MOTTA, Nelson. Certas Coisas. In: Vagalume: [S. l.], 1996. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/lulu-santos/certas-coisas.html. Acesso em: 11 jan. 2021.

SILVEIRA, Fernando Lang da; VARRIALE, Maria Cristina. Propagação das ondas marítimas e dos tsunamis. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 22, n. 2, p. 190-208, ago. 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266014164_PROPAGACAO_DAS_ONDAS_MARITIMAS_E_DOS_TSUNAMI. Acesso em: 5 mai.2021.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZANOTTA, Daniel Capella; CAPPELLETTO, Eliane; MATSUOKA, Marcelo Tomio. O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de Física. Rev. Bras. de Ens. de Física, v. 33, n. 2, p. 2313, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000200014. Acesso em: 5 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000200014

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

CABRAL RIOS, Lucianno; ALVES DE ARAÚJO, Neuton. A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA: UTILIZANDO A MÚSICA “CERTAS COISAS” PARA RESSIGNIFICAR CONCEPÇÕES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e092, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e092.id1277. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/303. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias