ENTRE VIVÊNCIAS E SABERES NUMA MARÉ DE SINGULARIDADES: NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e093.id1287

Palavras-chave:

Narrativas docentes, Periferias e diversidade, Práxis educativa

Resumo

Ao longo da trajetória docente somos desafiados a vivenciar com equilíbrio as ‘práticasteorias’ que nos constituem. Este artigo tem por objetivo trazer algumas dessas experiências do ‘aprenderensinar’ tendo em vista a compreensão e a ressignificação das práticas educativas. As opções metodológicas aqui adotadas buscam inspiração nos princípios da multirreferencialidade; na pesquisa com os cotidianos e seus ‘movimentos necessários’, através das ‘conversas’ e o ‘narrar de si’ como principais formas de produção de conhecimentos. Nesse sentido, tratando de um recorte da pesquisa de mestrado, apresentam-se narrativas de uma docente que, inserida na periferia do Complexo da Maré (RJ), busca desvelar olhares sensíveis às singularidades no diálogo constante com os escritos do educador Paulo Freire e os sentidos atribuídos à práxis educativa, por meio do engajamento necessário em um trilhar autorreflexivo.

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Biografia do Autor

Ana Clara Frey de S Thiago, UERJ

Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ-FEBF) Professora nos anos iniciais na rede pública do Rio de Janeiro

Luciana Velloso da Silva Seixas, UERJ

Doutorado em Educação (UERJ) Professora na UERJ e FEBF (UERJ) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da FEBF (UERJ)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

FREY DE S THIAGO, Ana Clara; VELLOSO DA SILVA SEIXAS, Luciana. ENTRE VIVÊNCIAS E SABERES NUMA MARÉ DE SINGULARIDADES: NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e093, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e093.id1287. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/304. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias