A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM CASO DE ALUNOS NOS ANOS FINAIS, NUMA ESCOLA PRIVADA EM FORTALEZA - CEARÁ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e096.id1190

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Pesquisa participante, Mapas mentais

Resumo

Considerando a superação do ensino tradicional e passivo, é necessário se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições e desafios apresentados por discentes do ensino fundamental quanto ao uso da metodologia ativa com mapas mentais como recurso nas aulas de Ciências. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa, utilizou-se como método a pesquisa participante, não de forma geral, mas de acordo com a realidade dos alunos. O local de pesquisa deu-se numa escola da rede particular de ensino. A coleta e análise dos dados ocorreu obtidos foram por meio de questionários de sondagem, ou seja, buscando saber se o discente possui algum conhecimento prévio, a fim de elencar as contribuições da metodologia após sua aplicação. A pesquisa executada levou à proposição de contribuições e desafios para uma realização de metodologia alternativa com o uso de mapas mentais.

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Biografia do Autor

Brenno Ramy Teodósio da Silva, UECE

Especialista em Ensino de Química (UECE) Professor da Rede de Ensino Particular em Fortaleza/CE, Discente do Programa em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE Campus Fortaleza)

Ana Karine Portela Vasconcelos, UFC

Doutora em Engenharia Civil (UFC) Professora de Química do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Docente do Programa em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE Campus Fortaleza)

Aurelice Barbosa de Oliveira, UFC

Doutora em Bioquímica (UFC) Professora do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

TEODÓSIO DA SILVA, Brenno Ramy; PORTELA VASCONCELOS, Ana Karine; BARBOSA DE OLIVEIRA, Aurelice. A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM CASO DE ALUNOS NOS ANOS FINAIS, NUMA ESCOLA PRIVADA EM FORTALEZA - CEARÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e096, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e096.id1190. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/307. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias