ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PROFISSIONAL BIOMÉDICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e097.id1269

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Análise de Práticas, Saberes Docentes, Biomedicina, Dispositivo

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e analisar os saberes mobilizados na prática de uma supervisora de estágio obrigatório do curso de Biomedicina de instituição privada do interior paulista. Para isto, optou-se pelo estudo descritivo exploratório e analítico, com uma abordagem qualitativa que envolveu como técnica o relato das rotinas. A análise dos saberes mobilizados na prática foi fundamentada nas quatro ações da reflexão crítica: descrição, informação, confrontação e reconstrução. Entre os resultados, observou-se a pluralidade dos saberes que ocorrem simultaneamente e orientam a prática docente. Consequentemente, verificou-se um modelo emergente de formação dado pela tríade: reflexão, pesquisa e crítica. Como desafio, emerge que a área do estágio necessita da inclusão da integralidade e humanização para romper com os limites da formação fragmentada. Concluindo, a análise de práticas deve ser considerada não só um dispositivo que permita identificar a mobilização de saberes, mas também de construção de uma epistemologia da prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Cristina Gonçalves, UNESP

Mestrado em Biologia Celular e Molecular (UNESP-RC) Supervisora de estágio na FHO- Uniararas, Discente no programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas

Samuel de Souza Neto, UNESP

Livre-Docência (UNESP) Professor Associado na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho- (UNESP)

Referências

ALTARUGIO, Maisa Helena; SOUZA NETO, Samuel. The teacher mentoring role and the reflexive teacher formation during supervised internships in the science education área. Acta scientiarum. Education (online), v. 21, p. 174-192, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss4id4894

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982. Disponível em: https://www.scirp.org/(S(i43dyn45teexjx455qlt3d2q))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=537509. Acesso em: 23 set. 2020.

CONDÉ, Gruppo Ruella; D’AVILLA, Leher Elizabeth Menezes. Formação crítica de professores da área da saúde: uma experiência de cooperação entre Brasil e Uruguai. 2020.

CYRINO, Marina; SOUZA NETO, Samuel. O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Revista Educação em Questão (online), v. 48, p. 86-115, 2014. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5731

FERNANDES, Maria Clara Porto; BACKES, Vânia Marli Schubert. Education in health: perspectives of the Family Health Strategy team under Paulo Freire’s view. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 4, p. 567-573, 2010. DOI: 10.1590/s0034-71672010000400011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 23 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000400011

GATTI, Bernardete. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24, 2014. DOI: 10.18222/eae255720142823. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255720142823

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. [S. l.], 1998.

GIDDENS, Anthony. The Nation-State and Violence. The Australian and New Zealand Journal of Sociology, v. 23, n. 3, p. 433-442, 1987. DOI: 10.1177/1440783387 02300308. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/144078338702300308. Acesso em: 23 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/144078338702300308

GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliveira. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabeth Monteiro de Aguiar. Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 105-134.

HOLMES GROUP, Inc. East Lansing, MI. Tomorrow’s Teachers: A Report of The Holmes Group, 1986.

NETO, Samuel Souza; CYRINO, Marina; BORGES, Cecilia. O Estágio Curricular Supervisionado como lócus central da Profissionalização do Ensino. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, n. 1, p. 52-72, 2019. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.13439

ORTIZ, Heloísa Martins. O professor reflexivo: (re)construindo o "ser" professor. [S. l.], 2003. p. 1-9.

PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel. A Docência como Profissão: o Portfólio como Dispositivo e Política na Formação de Professores no Estágio Supervisionado em Educação Física. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 29, p. 1-33, 2021 DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.6147

PÉREZ GÓMEZ, Angel. Formando professores como profissionais reflexivos. In: Os professores e sua formação, [S. l.], v. 2, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2010. DOI: 10.5216/rpp .v3i3e4.10542. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 23 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; SOUZA NETO, Samuel de. A profissionalização do ensino no século XXI: desafios e possibilidades em tempos de crise. Humanidades & Inovação, v. 1, p. 237-251, 2021.

SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner. 1983. Disponível em: https://www.sopper.dk/speciale/arkiv/book49.pdf. Acesso em: 26 set. 2020.

SCHÖN, Donald A. Knowing-In-Action: The New Scholarship Requires a New Epistemology. Change: The Magazine of Higher Learning, v. 27, n. 6, p. 27-34, 1995. DOI: 10.1080/00091383.1995.10544673. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00091383.1995.10544673. Acesso em: 26 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00091383.1995.10544673

SCHON, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. [S. l.], 1992. p. 77-91.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. 1986. Disponível em: http://depts.washington.edu/comgrnd/ccli/papers/shulman_ThoseWhoUnderstandKnowledgeGrowthTeaching_1986-jy.pdf. Acesso em: 26 set. 2020.

SILVA, Silvana Rodrigues. Desvelando a atuação da/o enfermeira/o docente no estágio supervisionado em enfermagem: análise dos saberes docentes e práticas pedagógicas. 2014. Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, MG, 2014.

SMYTH, John. Trabalho docente e política de reflexão. 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ449453. Acesso em: 26 set. 2020.

SOUZA NETO, Samuel; BORGES, Cecilia; AYOUB, Eliana. Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola. Pró-Posições (Unicamp, online), v. 32, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0031

SOUZA NETO, Samuel; BORGES, Cecília. A profissionalização do ensino passados 30 anos: os desafios e as possibilidades de uma formação inicial na prática. In: III Congresso nacional de formação de professores; xiii congresso estadual paulista sobre formação de educadores - profissão professor: cenários, tensões e perspectivas. Anais... [S. l.], n. May, p. 1490-1501, 2016. Disponível em: http://www.unesp.br/anaiscongressoeducadores/ArtigoVisualizar?nome_arquivo=http://200.145.6.217/proceedings_arquivos/ArtigosCongressoEducadores/6655.pdf. Acesso em: 26 set. 2020.

SOUZA NETO, Samuel; SARTI, Flavia Medeiros; CYRINO, Marina. O Grupo DOFPPEN: Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino. Formação Docente, v. 10, p. 49-66, 2018. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.197

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 53, n. 9, p. 1689-1699, 2011. DOI: 10.1017/CBO9781107415324.004. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, p. 5-24, 2000.

TREVISO, Patrícia; PINHEIRO DA COSTA, Bartira Ercília. Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação em sua atividade docente. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 26, n. 1, p. 5020015, 2017. DOI: 10.1590/0104-07072017005020015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590 /0104-07072017005020015. Acesso em: 26 set. 2020.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/vem-ai-o-iii-ifmg-debate/zabala-a-pratica-educativa.pdf. Acesso em: 26 set. 2020.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

GONÇALVES, Letícia Cristina; SOUZA NETO, Samuel de. ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PROFISSIONAL BIOMÉDICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e097, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e097.id1269. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/308. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias