DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA E A CIÊNCIA ENVOLVIDA NO ESTUDO DE SATÉLITES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e037.id1054

Palavras-chave:

Educação Científica, História da Ciência, Física Espacial, Desenvolvimento Tecnológico

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar atividades de divulgação científica que foram realizadas sobre o estudo dos satélites e conhecimentos de física aeroespacial e de tecnologia. As apresentações feitas envolveram tópicos de História da Ciência e da Tecnologia, de modo a tornar mais compreensível o processo de desenvolvimento científico. Essas atividades foram planejadas tendo como eixo temático a ciência e a história envolvida na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, no contexto da guerra fria, no século XX, bem como a importância das pesquisas realizadas no setor aeroespacial para o desenvolvimento econômico e social das nações nos dias de hoje. Em algumas apresentações foram coletados dados por questionários que foram elaborados para poder compreender os impactos educacionais das ações implementadas. Os resultados das atividades realizadas mostram algumas possibilidades para incentivar jovens estudantes para o estudo de áreas como física, matemática, computação, astronomia e astronáutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yeté Abunã Marques Labarca, IFSP

Licenciando em Física pelo IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, USP

Doutor em Física pela USP (1996) Docente do IFSP-Caraguatatuba na categoria de professor titular

Referências

ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, v. 10, n. 2, p. 434-450, nov. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593. Acesso em: 18 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.749

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em: 19 mar. 2021.

CAIN, Fraser. How Many Satellites are in Space? Universe Today. 2013. Disponível em: https://www.universetoday.com/42198/how-many-satellites-in-space/. Acesso em: 17 mar. 2021.

CARLEIAL, Aydano Barreto. Uma Breve História da Conquista Espacial. Parcerias Estratégicas, v. 4, n. 7, 1999. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/78. Acesso em: 17 mar. 2021.

CHAIKIN, Andrew. A man on the Moon. Penguin, 2019.

COSTA, Bárbara Sigilião. Projeto de uma plataforma científica que simula as características e a operação de um pico-satélite para promover a educação em ciências e tecnologias aeroespaciais. Brasília, DF: Projeto de Graduação - UnB, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/6043. Acesso em: 18 mar. 2021.

DIVINE, Robert Alexander. The Sputnik Challenge. New York, U.S.A.: Oxford University Press, 1993.

GARCIA, Mark. 60 years ago: The First Animal in Orbit. NASA. 2017. Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/60-years-ago-the-first-animal-in-orbit. Acesso em: 18 mar. 2021.

GARCIA, Rafael. 7% dos brasileiros afirmam que Terra é plana, diz pesquisa. 15 de julho de 2019. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2019/07/7-dos-brasileiros-afirmam-que-terra-e-plana-diz-pesquisa-cjy4n2vac01s901njeelvoimp.html. Acesso em: 20 mar. 2021.

GOMES, Emerson Ferreira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Corrida Espacial, Mídia e Rock n’Roll: A Exploração Espacial em seu Contexto Midiático e sua Representação na Cultura Pop. Resumos do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação- Intercom, Foz do Iguaçu, PR. 2014. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2014/resumos/R9-2276-1.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HOWELL, Elizabeth. What is a Satellite? Space. 2017. Disponível em: https://www.space.com/24839-satellites.html. Acesso em 3 jan. 2021.

LAVANDER, Andrew. How many satellites are orbiting the Earth in 2020? Pixalytics, 27 de maio de 2020. Disponível em: https://www.pixalytics.com/satellites-orbiting-earth-2020/. Acesso em: 19 mar. 2021.

MAGALHÃES, Cíntia; SILVA, Evanilda da; GONÇALVES, Carolina. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 9, p. 14-28, 2017. Disponível em http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/44. Acesso em: 19 mar. 2021.

MAY, Sandra. Who Was Alan Shepard? NASA. 2017. Disponível em: https://www.nasa.gov/audience/forstudents/k-4/stories/nasa-knows/who-was-alan-shepard-k4.html. Acesso: 17 mar. 2021.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

NEAL, Homer A.; SMITH, Tobin L.; MCCORMICK, Jennifer B. Beyond Sputnik: U.S. Science Policy in the Twenty-First Century. Ann Arbor, U.S.A.: University of Michigan, 2008. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.22958

OLIVEIRA, Graziele Lopes de. Panorama das pesquisas sobre divulgação científica / popularização da ciência no Brasil. Rio Grande (RS): Dissertação de Mestrado (Universidade Federal do Rio Grande), 2015. Disponível em: <https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010810.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2021.

PESSOA FILHO, José Bezerra. O contexto histórico da corrida espacial. 1ª Jornada Espacial, São José dos Campos, SP, 2005. Disponível em: https://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/ijespacial_03_corrida_espacial_p1.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.

REIS, Norma Teresinha Oliveira et al. Análise da dinâmica de rotação de um satélite artificial: uma oficina pedagógica em educação espacial. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, 1401, 2008. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172008000100011. Acesso: 18 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-47442008000100011

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, v. 2, n. 2, p.110-132, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202. Acesso em: 19 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202

SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de. Professores de física em formação inicial: o ensino de física, a abordagem CTS e os temas controversos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 135-148, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/414/246. Acesso em: 19 mar. 2021.

THE ROYAL SOCIETY. Final report - Science as an open enterprise. 21 june 2012. Disponível em: https://royalsociety.org/topics-policy/projects/science-public-enterprise/Report/. Acesso em: 15 mar. 2021.

WILLIAMS, David R. Luna 1. NASA. 2019. Disponível em: https://nssdc.gsfc.nasa.gov/nmc/spacecraft/display.action?id=1959-012A. Acesso em: 18 mar. 2021.

WINTER, Othon Cabo; PRADO; Antonio Fernando Bertachini de Almeida. A Conquista do Espaço: do Sputnik à Missão Centenário. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

MARQUES LABARCA, Yeté Abunã; PLAZA TEIXEIRA, Ricardo Roberto. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA E A CIÊNCIA ENVOLVIDA NO ESTUDO DE SATÉLITES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e037, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e037.id1054. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/323. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.