O TRABALHO EDUCATIVO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE HUMANA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e066.id1205

Palavras-chave:

Conhecimentos científico-escolares, Educação escolar, Relações sociais

Resumo

O artigo socializa compreensões acerca das implicações da educação escolar no desenvolvimento da personalidade humana, e teve por objetivo compreender e discutir a constituição desta personalidade e as implicações do trabalho educativo para o seu desenvolvimento mais pleno. A investigação é de natureza qualitativa e foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), em respostas registradas em questionário e entrevista. Estão incluídos neste estudo de caso sete professores da Educação Básica. Os dados foram analisados com apoio no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Resultados apontam a apropriação de conhecimentos científico-escolares e as relações sociais como fatores determinantes na constituição da personalidade humana. O estudo destaca que, via trabalho educativo, é possível redirecionar e potencializar a constituição da personalidade humana, pois, assim, são favorecidos o processo de aprendizagens de conteúdos e o estabelecimento de interações sadias entre alunos e professores, mediadas por instrumentos e signos.

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Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, UNIJUÍ

Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Marli Dallagnol Frison, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

WYZYKOWSKI, Tamini; DALLAGNOL FRISON, Marli. O TRABALHO EDUCATIVO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE HUMANA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e066, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e066.id1205. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/354. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias