COMPREENSÕES SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1980-1998.id904

Palavras-chave:

Constituição Humana, Constituição Profissional, Significação do Conhecimento

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender e discutir a atividade de ensino desenvolvida por professores no contexto da Educação Superior e suas implicações na significação de conhecimentos e para a constituição humana e profissional. Esta investigação é de natureza qualitativa e foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), em respostas atribuídas a um questionário semiestruturado respondido por 69 professores que atuavam na Educação Superior em 2019. A pesquisa enfatiza, a partir do referencial teórico, o ensino como a principal atividade do professor na Educação Superior. Os resultados produzidos apontam o protagonismo do aluno no processo de significação de conhecimentos. O trabalho destaca a importância de pensar-se a respeito da necessidade de transformações ou novas formas de prática profissional da docência nesse nível de ensino no contexto educacional brasileiro, com novas metodologias ou, até mesmo, com a reelaboração de currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijuí) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Cátia Keske, Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências pela (Unijuí) Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Sirlei Rigodanzo, Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijuí) Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) 

Cátia Maria Nehring, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professora da Unijuí

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, UFRGS

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora da Unijuí

Referências

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; ARRUDA, Renata Beloni de; FIGLIOLO, Gustavo Javier. Significação do conhecimento e sequência expandida: uma proposta criativa para trabalhar com textos literários. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 26, n. 3, p. 323-342, 2015. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3637

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde: Resolução Nº 510/2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na educação superior: a professoralidade em construção. Educação, 41, n 1, 2018, p. 6-11. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725

DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

ECCHELI, Simone Deperon. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar, n. 32, p. 199-213, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200014

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

GOMES, Válter; MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes; SARAIVA, Ernani Viana. O Ensino Superior no Brasil: breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, v. 42, n. 1, p. 106-129, 2018.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. 5. ed. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 2006.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo, SP: Centauro, 1978.

LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALDANER, O. A. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In: NERY, Belmayr Knopki; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 15-41.

MARQUES, Waldemar. Brasil, terra de contrastes. Avaliação, v. 19, n. 3, p. 749-771, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300011

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

MORAES Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. revista e ampliada. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. E-Book, 2020.

NÓVOA, António Sampaio da. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António Sampaio da (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto Editora, 2013. p. 11-30. (Coleção ciências da educação).

NÓVOA, António Sampaio da. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.

SABINO, Simone. O afeto na prática pedagógica e na formação docente: uma presença silenciosa... São Paulo: Paulinas, 2012.

SAMPAIO, Jorge Hamilton; FREITAS, Marta Helena de. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: FREITAS, Lêda Gonçalves de; MARIZ, Ricardo Spindola; CUNHA FILHO, José Leão da (org.). Educação Superior: princípios, finalidades do ensino e formação continuada de professores. Brasília: Universa; Líber Livro, 2010.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: Edufba, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211981

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIEIRA, Vanize Aparecida Misael de Andrade; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Avaliação da aprendizagem conceitual. Educar em Revista, n. especial 2, p. 45-58, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000500003

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

WYZYKOWSKI, Tamini; KESKE, Cátia; RIGODANZO, Sirlei; MARIA NEHRING, Cátia; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. COMPREENSÕES SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1980–1998, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1980-1998.id904. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/409. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias