A RELAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO EDUCATIVO DE GRAMSCI COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROEJA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e017.id1027

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho como Princípio Educativo, Formação do Trabalhador

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica- EPT, na visão de Gramsci, no contexto da formação escolar na modernidade, se configura como expressão distorcida e limitada quanto às funções e formas da instrução profissional, da relação entre a separação desinteressada formativa e a profissional. Contudo, na busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a EPT surge como uma possibilidade para conciliar o rigor próprio da fábrica e o exercício reflexivo da exigência humanística, como possibilidade de realização da formação do trabalhador, para realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto similar à proposição de Gramsci, no que se refere à Escola Unitária, que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mas a construção de uma nova sociedade, fundada na igualdade política, econômica e social. O artigo tem por objetivo evidenciar a relação entre o princípio educativo de Gramsci com a Educação Profissional no Ensino Médio Integrado ao Proeja. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental. A investigação aponta que a sociedade atual, carece de uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém em uma perspectiva focada na democracia e na justiça social, capaz de compreender o trabalho como princípio educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Maria dos Santos Stering, UFMT

Pós-doutora em Educação (UFMT) Doutora em Educação (UNESP - Rio Claro/SP) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Marilene Luzia Pinto de Carvalho , SEDUC

Especialista em Educação do Campo, Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Ricardo de Assis, SEDUC

Especialista na área de História, com ênfase na História de Mato Grosso, Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Marilda Domingas Pinto, SEDUC

Especialista em Educação Interdisciplinar, Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Referências

BETTI, Gianni. Escuela, educación y pedagogia em Gramsci. Barcelona, Ediciones Martinez Roca, 1981.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; CHAUÍ, Marilena de Souza; FREIRE, Paulo. O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

BOGDAN, Robert; BLIKEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação, uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Álvares, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Coleção Ciências da Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, MEC, maio 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: Documento Base. Brasília: MEC, fev. 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução nº 04, de 04 de dezembro de 1999.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 01, de 17 de junho de 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Parecer nº 39, de 08 de dezembro de 2004.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jul. 2004.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Revogado pelo Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, 27 jun. 2005.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, 14 jul. 2006.

BRASIL. Presidência da República. Lei Federal nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 17 jul. 2008.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução nº 03/2008, de 09 de julho de 2008.

BRASIL. Presidência da República. Projeto de Lei Federal n° 1.209, de 29 de abril de 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

LAKATOS, Maria Eva; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 1992.

LOUREIRO, Bruno. Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio Gramsci. Educação Unisinos, v. 15, Nº1, 2011. Disponível em: http://www.unisinos.br/revistas/index.php/educacao/article/view/457. Acesso em: 18 jun. 2013.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas. 1990.

MANFREDI, Silvia. Maria. A educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

ROIO, Marcos Del. Gramsci e a educação do educador. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n.70, p. 311-328, set./dez.2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 24 jun 2013.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

SANTOS STERING, Silvia Maria dos; PINTO DE CARVALHO , Marilene Luzia; ASSIS, Ricardo de; DOMINGAS PINTO, Marilda. A RELAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO EDUCATIVO DE GRAMSCI COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROEJA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e017, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e017.id1027. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/380. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias