CONSIDERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS COMUNS NA PESQUISA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e009.id1316

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho como Princípio Educativo, Formação do Trabalhador

Resumo

O artigo em tela é oriundo da disciplina “Pesquisa em Educação” cursada no PPGE UNEMAT Cáceres - MT, e tem como objetivo desenvolver uma reflexão histórica e crítica acerca dos principais pressupostos epistemológicos e metodológicos, cujas contribuições para a pesquisa educacional evidenciam sua relevância e pertinência indispensáveis na pesquisa educacional há décadas, nos mais variados centros acadêmicos. Correntes epistemológicas tais como o positivismo, materialismo histórico e dialético, fenomenologia e o estruturalismo e pós-estruturalismo, bem como suas metodologias específicas, serão exploradas brevemente no texto com o intuito de demonstrar suas implicações no campo da educação. Desse modo, abordam-se alguns conceitos, problemas e características típicas, além de seus principais autores e teóricos de referência. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, cujos resultados apontam que o processo de construção do conhecimento requer que a prática da pesquisa esteja articulada com a rigorosidade metódica.

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Biografia do Autor

Tiago Silva Rabello, UNEMAT

Especialização em Políticas Públicas e Controle Social (UNEMAT) Professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso

Rosilene de Souza Rodrigues

Especialização em Docência no Ensino Superior, Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso

Maria Geni Pereira Bilio, IFMT

Mestra em Ensino (UNIC-IFMT) Professora da Prefeitura Municipal de Várzea Grande-MT

Silvia Maria dos Santos Stering, UFMT

Pós-doutorado em Educação (UFMT) Doutora em Educação (UNESP-Rio Claro/SP) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT).

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SILVA RABELLO, Tiago; SOUZA RODRIGUES, Rosilene de; PEREIRA BILIO, Maria Geni; SANTOS STERING, Silvia Maria dos. CONSIDERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS COMUNS NA PESQUISA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e009, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e009.id1316. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/257. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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