OS ENTRAVES DO ENSINO REMOTO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE CIÊNCIAS - BIOLOGIA E QUÍMICA NO IEAA/UFAM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e18.id1020

Palavras-chave:

Ensino, Aulas remotas, Educação

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os impactos das aulas remotas no ensino e aprendizado de discentes do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O método para a coleta dos dados foi através de um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas destinado aos alunos matriculados a partir do 8º período, assumindo uma abordagem de cunho qualitativo. Os resultados apontaram que 82,8% dos participantes consideram que a proposta de ensino, embora seja boa como uma medida paliativa para sanar lacunas ocasionadas pela suspensão das aulas presenciais, ocasionará interferência no aprendizado por não comtemplar todas as áreas de ensino. Ao considerar os resultados das análises se percebe que ainda deve-se pensar em ações que possam ampliar esse novo modelo de ensino para que possa minimizar as perdas no ensino e aprendizado da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques de Freitas, UFAM

Graduando em Licenciatura em Ciências - Biologia e Química (IEAA/UFAM)

Erinéia da Silva Santos, UFRN

Doutora em Engenharia Química (UFRN) Professora no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Referências

AGUIAR, Ana. Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário. Revista de Ciências Agrárias, v. 35, n. 2, p. 184-192, 2012.

ANDRADE, Rodrigo. Pinto. de, SILVEIRA, Monteiro. Castilho. Foggiatto., SAUER, Elenise, STIIRMER, Júlio. Cesar. O uso do TIC na disciplina de Química: Análise de um simulador para o ensino de Petróleo. Anais... II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010.

ASSAMANN. Hugo. Redes Digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis - RJ: Vozes, 2005.

AUSUBEL, David. Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BARBOSA, Ande. Machado; VIEGAS, Marcos. Antônio. Serra.; BATISTA, Regina. Lucia. Napolitano. Felício. Felix. Aulas Presenciais em Tempos de Pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12 ed. Porto: Porto, 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 343 de 17/03/2020. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 20/11/ 2020.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação SA, 2018.

LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, v. 25, n. 44, p. 16-26, 2015.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MAZZALI, Karina. O uso do laboratório virtual para o ensino e aprendizagem de estequiometria nas aulas de química. 2018.

MENDES, Alexandre. TIC–Muita gente está comentando, mas você sabe o que é. Portal iMaster, mar, 2008.

MORAN, José. Um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian. TANZI NETO, Adolfo. TREVISANI, Fernando. de Melo. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.

NASCIMENTO, Francisca. Georgiana de. M.; DA ROSA, José. Victor. Acioli. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 38513-38525, 2020.

OLIVEIRA, Jane. Raquel. Silva de. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010.

SACRISTÁN, José. Gímeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Graziane. Gomes. dos. Aprendizagem significativa no ensino de química: experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017.

SATHER, Luciano. Educação a Distância uma trajetória colaborativa. São Bernardo do Campo – SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

TAROUCO, Liane. Margarida, Rockenbach. Tauroco; GRANVILLE, Lisandro. Zambenedetti.; FABRE, Marie. Chistine. Julie. Mascarenhas; TAMUSIUNAS, Fabrício. Raupp. Videoconferência. Rede Nacional de Pesquisas (RNP) - Grupo de Trabalho Aplicações Educacionais em Rede, 2003.

UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Atividades Extracurriculares Especiais (AEE). Portaria 31, de 30 de abr. 2020. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3102/40/PORTARIA_PROEG_31_30_04_2020AEE.pdf. Acesso em 15/10/2020.

UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Ensino Remoto Emergencial. Resolução 003 de 12 de ago. 2020. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3102/60/RESOLU%c3%87%c3%83O%20003%20ERE%202020.pdf. Acesso em: 15/11/2020.

VERA, Alexander; ZÚÑIGA, Nathan; BERNAL, Álvaro. Ferramenta online para programação remota e depuração de funções lógicas digitais. Engenharia e Competitividade, v. 15, n. 1 pág. 79-91, 2013.

VERCELLI, Ligia. de Carvalho. Abões. Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista@ mbienteeducação, v. 13, n. 2, 2020.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

MARQUES DE FREITAS, Felipe Augusto; SILVA SANTOS, Erinéia da. OS ENTRAVES DO ENSINO REMOTO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE CIÊNCIAS - BIOLOGIA E QUÍMICA NO IEAA/UFAM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e018, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e18.id1020. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/381. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias