REAÇÕES QUÍMICAS NA COZINHA: O USO DO GOOGLE SALA DE AULA NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS FUNDAMENTADOS NA TÉCNICA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e098.id1273

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ensino remoto, Experimentos Caseiros, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência da implementação de uma sequência didática (SD) sobre reações químicas inorgânicas de forma remota em função da pandemia do novo coronavírus. O estudo de caso com abordagem qualitativa foi realizado com duas turmas do Ensino Médio de uma escola privada de Porto Alegre/RS durante o Estágio de Docência. A SD, elaborada conforme os pressupostos de Zabala, objetivou minimizar dificuldades de compreensão conceitual, potencializadas pelo ensino remoto. O Google Sala de Aula foi utilizado para organização das atividades experimentais investigativas, com materiais caseiros, com o uso da técnica Predizer-Observar-Explicar. A metodologia de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a SD facilitou a construção conceitual, gerou um engajamento progressivo e um notável entusiasmo relacionado às aulas remotas. Como conclusão, a utilização da SD demonstra potencial para aplicação em diferentes contextos de ensino, com diferentes experimentos para abordagem de diversos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael da Costa Brito, UFRGS

Mestre em Química (UFRGS)

Andrey de Lima Czolpinski, UFRGS

Graduado em Licenciatura em Química (UFRGS)

Alef Vaz, UFRGS

Graduando em Química (UFRGS)

Daniele Trajano Raupp, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS) Docente no Instituto de Química (UFRGS) Docente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências (UFRGS)

Referências

AL-SOUFI, Wajih; CARRAZANA-GARCIA, Jorge; NOVO, Mercedes. When the kitchen turns into a physical chemistry lab. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 3.090-3.096, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00745. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00745

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELL, Patrice. Design of a food chemistry-themed course for nonscience majors. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 10, p. 1.631-1.636, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1021/ed4003404. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/ed4003404

BILEN, Kadir; ÖZEL, Murat; KÖSE, Sacit. Using action research based on the predict-observe-explain strategy for teaching enzymes. Turkish Journal of Education, v. 5, n. 2, p. 72-81, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.19128/turje.70576. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.19128/turje.70576

CINICI, Ayhan; DEMIR, Yavuz. Teaching through cooperative POE tasks: a path to conceptual change. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, v. 86, n. 1, p. 1-10, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00098655.2012.712557. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00098655.2012.712557

CRAWFORD, Joseph; BUTLER-HENDERSON, Kerryn; JURGEN, Rudolph; MALKAWI, Bashar. Covid-19: 20 countries’ higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning & Teaching, v. 3, n. 1, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37074/jalt.2020.3.1.7. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2020.3.1.7

DANJOU, Pierre-Edouard. Distance teaching of organic chemistry tutorials during the Covid-19 pandemic: focus on the use of videos and social media. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 3.168-3.171, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00485. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00485

DIETRICH, Nicolas; KENTHESWARAN, Kalyani; AHMADI, Aras, JOHANNE, Teychené. Attempts, successes, and failures of distance learning in the time of Covid-19. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00717. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00717

FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/08-PE-5207.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

GAGNO JÚNIOR, Fernando; BROZEGUINI, Jardel da Costa. Análise de fenômenos físicos em vídeos: uma proposta de ensino associada ao uso de smartphones em sala de aula. Pesquisa e Ensino, v. 1, p. e20.2031-e20.2031, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37853/pqe.e202031. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.37853/pqe.e202031

HAYES, Clare; STOTT, Katherine; LAMB, Katie; HURST, Glenn. “Making every second count”: utilizing TikTok and systems thinking to facilitate scientific public engagement and contextualization of chemistry at home. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 10, p. 3.858-3.866, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00511. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00511

HOLME, Thomas. Chemistry education in times of disruption and the times that lie beyond. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 5, p. 1.219-1.220, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00377. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00377

JENSEN, Lise; PRICE, Linda; ROXÅ, Torgny. Seeing through the eyes of a teacher: differences in perceptions of HE teaching in face-to-face and digital contexts. Studies in Higher Education, v. 45, n. 6, p. 1.149-1.159, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1688280. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1688280

JOHNSTONE, Alex H. Why is science difficult to learn? Things are seldom what they seem. Journal of Computer Assisted Learning, v. 7, n. 2, p. 75-83, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.1991.tb00230.x. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.1991.tb00230.x

KEARNEY, Matthew. Classroom use of multimedia-supported predict-observe-explain tasks in a social constructivist learning environment. Research in Science Education, v. 34, n. 4, p. 427-453, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11165-004-8795-y. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-004-8795-y

KIBIRIGE, Israel; OSODO, Joseph; TLALA, Kedibone Magdeline. The effect of predict-observe-explain strategy on learners’ misconceptions about dissolved salts. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 5, n. 4, p. 300-300, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n4p300. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n4p300

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LIEW, Chong Wang; TREAGUST, David. A predict-observe-explain teaching sequence for learning about students’ understanding of heat and expansion of liquids. Australian Science Teachers’ Journal, v. 41, n. 1, p. 68-71, 1995.

MENESES, Fábia Maria Gomes; NUÑEZ, Isauro Beltrán. Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 175-190, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010012. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010012

MENEZES, Jean Michel dos Santos; FARIAS, Sidilene Aquino. Desenvolvendo a argumentação e mobilizando conceitos químicos por meio da atividade experimental investigativa. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: http://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/3226. Acesso em: 22 jul. 2021.

MONTEIRO, Paula Cavalcante; BATISTA, Michel Corci; RODRIGUES, Maria Aparecida; FILHO, Ourides Santin. Ácidos e bases no cotidiano: uma proposta de experimento investigativo para o ensino médio. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 227-241, 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/408. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408

NASRI, Nurfaradilla Mohamad. The effectiveness of predict-observe-explain-animation (POE-A) strategy to overcome students’ misconceptions about electric circuits concepts. Learning Science and Mathematics, v. 15, p. 1-15, 2020. Disponível em: http://myjms.mohe.gov.my/index.php/lsm/article/view/9457. Acesso em: 22 jul. 2021.

NGUYEN, Joseph; KEUSEMAN, Kristopher. Chemistry in the kitchen laboratories at home. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 3.042-3.047, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00626. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00626

PIEPER, Fernando Colomby; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano. Evidências da emergência de drivers hiperculturais durante o aprendizado de conceitos de eletromagnetismo em alunos do Ensino Médio após a utilização de simulações computacionais. Acta Scientiae, v. 17, n. 3, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1720. Acesso em: 22 jul. 2021.

PUGGIAN, Cleonice; MORAIS, Zenildo Filho Buarque; LOPES, Cristiane Vieira Nunes Barbosa. Ensino de reações químicas em laboratório: articulando teoria e prática na formação e ação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 697-708, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/183/123. Acesso em: 12 dez. 2021.

SOUZA, Fábio Luiz; AKAHOSHI, Luciane Hiromi; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; CARMO, Miriam Possar. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: EDUSP, 2013.

SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no Ensino Médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/38/30. Acesso em: 12 dez. 2021.

TAKAHASHI, Eduardo Kojy; CARDOSO, Dayane Carvalho. Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos Qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 3, p. 185-208, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214. Acesso em: 22 jul. 2021.

TIGAA, Rodney; SONAWANE, Swapnil. An international perspective: teaching chemistry and engaging students during the Covid-19 pandemic. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 3.318-3.321, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00554. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00554

VASCONCELLOS, Isadora Lopes Barbosa; TAMARIZ, Annabell Del Real; BATISTA, Silvia Cristina Freitas. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem gamificado. Renote, v. 17, n. 1, p. 21-30, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95663. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95663

WHITE, Richard; GUNSTONE, Richard. Probing understanding. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203761342

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Ensino de química inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e041, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e041.id998. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e041.id998

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

COSTA BRITO, Rafael da; LIMA CZOLPINSKI, Andrey de; VAZ, Alef; TRAJANO RAUPP, Daniele. REAÇÕES QUÍMICAS NA COZINHA: O USO DO GOOGLE SALA DE AULA NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS FUNDAMENTADOS NA TÉCNICA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e098, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e098.id1273. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/309. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias