ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO A PARTIR DO CONTEÚDO RADIOATIVIDADE: EM FOCO A FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1747-1765.id838Palavras-chave:
Formação de Professores, Momentos Pedagógicos, Ensino de QuímicaResumo
O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da elaboração e aplicação de uma Situação de Estudo (SE) com o conteúdo de Radioatividade na formação inicial de licenciandos em química. A SE foi planejada e fundamentada pela proposta didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos. Participaram da pesquisa treze acadêmicos de um curso de Licenciatura em Química na aplicação de uma SE e, no final, responderam a um questionário dissertativo. O método de estruturação dos dados foi realizado conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a SE colaborou para a formação docente dos licenciandos, proporcionando-lhes novos saberes em como elaborar aulas a partir do contexto histórico-social, e aprenderam que este estudo possibilita aos alunos a compreensão de uma ciência que não está pronta e acabada, e, sim, em constante desenvolvimento, permeada por fatores sociais, econômicos, políticos.
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