ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO A PARTIR DO CONTEÚDO RADIOATIVIDADE: EM FOCO A FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1747-1765.id838

Palabras clave:

Formação de Professores, Momentos Pedagógicos, Ensino de Química

Resumen

O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da elaboração e aplicação de uma Situação de Estudo (SE) com o conteúdo de Radioatividade na formação inicial de licenciandos em química. A SE foi planejada e fundamentada pela proposta didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos. Participaram da pesquisa treze acadêmicos de um curso de Licenciatura em Química na aplicação de uma SE e, no final, responderam a um questionário dissertativo. O método de estruturação dos dados foi realizado conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a SE colaborou para a formação docente dos licenciandos, proporcionando-lhes novos saberes em como elaborar aulas a partir do contexto histórico-social, e aprenderam que este estudo possibilita aos alunos a compreensão de uma ciência que não está pronta e acabada, e, sim, em constante desenvolvimento, permeada por fatores sociais, econômicos, políticos.

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Biografía del autor/a

Gean Aparecido Zapateiro, UTFPR

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR) Professor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED)

Márcia Camilo Figueiredo, UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP) Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina (UTFPR)

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

APARECIDO ZAPATEIRO, Gean; CAMILO FIGUEIREDO, Márcia. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO A PARTIR DO CONTEÚDO RADIOATIVIDADE: EM FOCO A FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1747–1765, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1747-1765.id838. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/397. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.