TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DOUTORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1884-1908.id925

Palavras-chave:

Doutorado em Rede, REAMEC, Educação em Ciências e Matemática, Trajetória Profissional, Amazônia Legal

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). O objetivo era analisar as percepções de doutores titulados na primeira turma sobre as contribuições desta formação para sua trajetória profissional. Foi realizado um levantamento do perfil de 29 egressos por meio de consultas aos currículos Lattes dos egressos e entrevista com onze deles. O estudo mostrou que a formação doutoral contribuiu para a inserção em programas de mestrado na área de Educação em Ciências e Matemática, para um significativo aumento da produção científica, e que novos mestrados foram constituídos com a formação dos doutores da primeira turma. E, apesar da formação em rede, em sua maioria, os egressos continuam isolados e não mantém os trabalhos e pesquisas em rede, demonstrando que a formação por si só não é fator determinante para tal configuração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Tasinaffo Alves, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Irene Cristina de Mello, UFMT

Doutora em Educação (USP/São Paulo) Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

ALVES, Ana Claudia Tasinaffo; MELLO, Irene Cristina de. Amazonian Education Network in Sciences and Mathematics: Impacts in PhD formation for networking. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 219-235, 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/107. Acesso em: 30 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ficha de Avaliação da REAMEC. Área de Ensino. Avaliação Quadrienal. CAPES, Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Relatório de Avaliação: ENSINO. Avaliação Quadrienal. CAPES, Brasília, DF, 2017a. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf. Acesso em: 24 mai. 2018.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2017: divulgação dos principais resultados. MEC/INEP, Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 30 mai. 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, n. 1/2, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 27 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, maio-ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/v11n32/a05v11n32.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200005

CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan-abr, 2009. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2585&dd99=view&dd98=pb. Acesso em: 21 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3664

CUNHA, Maria Isabel da. Prefácio. In: MELLO, I. C. (org.) A Formação Docente para o Ensino Superior. Cuiabá, EdUFMT/Editora Sustentável, 2016. Série de e-books COGRAD/ANDIFES, vol. 1. Disponível em: http://editorasustentavel.com.br/aformacaodocenteparaoensinosuperior/. Acesso em 21 jun. 2018.

GATTI, Bernadete. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez, 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 17 mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GIL, Antônio Carlos. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e Saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.

HARDOIM, Edna Lopes; MELLO, Irene Cristina de. Curso de Docência no Ensino Superior: a experiência da UFMT na formação continuada de seus professores. In: MELLO, Irene Cristina (org.) A Formação Docente para o Ensino Superior. Cuiabá, EdUFMT/Editora Sustentável, 2016. Série de e-books COGRAD/ANDIFES, vol. 1. Disponível em: http://editorasustentavel.com.br/aformacaodocenteparaoensinosuperior. Acesso em: 21 jun. 2018.

LASKY, Sue. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 899-916, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X0500079X. Acesso em: 02 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.06.003

OLIVEIRA, Luciana Rodrigues. Contribuições do programa de pós-graduação em educação da UNICAMP para a trajetória profissional de mestres e doutores: percepções de egressos titulados. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254112. Acesso em: 31 mar. 2016.

OLSEN, Wendy. Coleta de dados: Debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA JUNIOR, João Dos Reis; FERREIRA, Luciana Rodrigues; KATO, Fabíola Bouth Grello. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 435-456, jun. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 08 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200011

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

VELLOSO, Jacques. Mestres e Doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set-dez 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/v34n123/a05v34123.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005

VIOTTI, Eduardo Baumgratz; et al. Titulados. In: BRASIL, Mestres e Doutores 2015. Estudos da demografia da base técnico científica brasileira. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2016. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

TASINAFFO ALVES, Ana Claudia; CRISTINA DE MELLO, Irene. TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DOUTORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA DA AMAZÔNIA LEGAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1884–1908, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1884-1908.id925. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/404. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias