TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DOUTORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1884-1908.id925

Palavras-chave:

Doutorado em Rede, REAMEC, Educação em Ciências e Matemática, Trajetória Profissional, Amazônia Legal

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). O objetivo era analisar as percepções de doutores titulados na primeira turma sobre as contribuições desta formação para sua trajetória profissional. Foi realizado um levantamento do perfil de 29 egressos por meio de consultas aos currículos Lattes dos egressos e entrevista com onze deles. O estudo mostrou que a formação doutoral contribuiu para a inserção em programas de mestrado na área de Educação em Ciências e Matemática, para um significativo aumento da produção científica, e que novos mestrados foram constituídos com a formação dos doutores da primeira turma. E, apesar da formação em rede, em sua maioria, os egressos continuam isolados e não mantém os trabalhos e pesquisas em rede, demonstrando que a formação por si só não é fator determinante para tal configuração.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Tasinaffo Alves, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Irene Cristina de Mello, UFMT

Doutora em Educação (USP/São Paulo) Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

TASINAFFO ALVES, Ana Claudia; CRISTINA DE MELLO, Irene. TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DOUTORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA DA AMAZÔNIA LEGAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1884–1908, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1884-1908.id925. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/404. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias