TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DOUTORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA DA AMAZÔNIA LEGAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1884-1908.id925Palabras clave:
Doutorado em Rede, REAMEC, Educação em Ciências e Matemática, Trajetória Profissional, Amazônia LegalResumen
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). O objetivo era analisar as percepções de doutores titulados na primeira turma sobre as contribuições desta formação para sua trajetória profissional. Foi realizado um levantamento do perfil de 29 egressos por meio de consultas aos currículos Lattes dos egressos e entrevista com onze deles. O estudo mostrou que a formação doutoral contribuiu para a inserção em programas de mestrado na área de Educação em Ciências e Matemática, para um significativo aumento da produção científica, e que novos mestrados foram constituídos com a formação dos doutores da primeira turma. E, apesar da formação em rede, em sua maioria, os egressos continuam isolados e não mantém os trabalhos e pesquisas em rede, demonstrando que a formação por si só não é fator determinante para tal configuração.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, Ana Claudia Tasinaffo; MELLO, Irene Cristina de. Amazonian Education Network in Sciences and Mathematics: Impacts in PhD formation for networking. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 219-235, 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/107. Acesso em: 30 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ficha de Avaliação da REAMEC. Área de Ensino. Avaliação Quadrienal. CAPES, Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Relatório de Avaliação: ENSINO. Avaliação Quadrienal. CAPES, Brasília, DF, 2017a. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf. Acesso em: 24 mai. 2018.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2017: divulgação dos principais resultados. MEC/INEP, Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 30 mai. 2019.
CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, n. 1/2, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 27 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, maio-ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/v11n32/a05v11n32.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200005
CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan-abr, 2009. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2585&dd99=view&dd98=pb. Acesso em: 21 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3664
CUNHA, Maria Isabel da. Prefácio. In: MELLO, I. C. (org.) A Formação Docente para o Ensino Superior. Cuiabá, EdUFMT/Editora Sustentável, 2016. Série de e-books COGRAD/ANDIFES, vol. 1. Disponível em: http://editorasustentavel.com.br/aformacaodocenteparaoensinosuperior/. Acesso em 21 jun. 2018.
GATTI, Bernadete. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez, 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 17 mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016
GIL, Antônio Carlos. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas S.A., 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010
GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e Saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.
HARDOIM, Edna Lopes; MELLO, Irene Cristina de. Curso de Docência no Ensino Superior: a experiência da UFMT na formação continuada de seus professores. In: MELLO, Irene Cristina (org.) A Formação Docente para o Ensino Superior. Cuiabá, EdUFMT/Editora Sustentável, 2016. Série de e-books COGRAD/ANDIFES, vol. 1. Disponível em: http://editorasustentavel.com.br/aformacaodocenteparaoensinosuperior. Acesso em: 21 jun. 2018.
LASKY, Sue. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 899-916, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X0500079X. Acesso em: 02 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.06.003
OLIVEIRA, Luciana Rodrigues. Contribuições do programa de pós-graduação em educação da UNICAMP para a trajetória profissional de mestres e doutores: percepções de egressos titulados. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254112. Acesso em: 31 mar. 2016.
OLSEN, Wendy. Coleta de dados: Debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA JUNIOR, João Dos Reis; FERREIRA, Luciana Rodrigues; KATO, Fabíola Bouth Grello. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 435-456, jun. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 08 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200011
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
VELLOSO, Jacques. Mestres e Doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set-dez 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/v34n123/a05v34123.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005
VIOTTI, Eduardo Baumgratz; et al. Titulados. In: BRASIL, Mestres e Doutores 2015. Estudos da demografia da base técnico científica brasileira. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2016. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.