CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes UECE
  • Edilane Ribeiro do Nascimento UECE
  • Marcos Paulo Lopes Rodrigues UECE
  • Ana Carolina Oliveira Silva UECE

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1964-1979.id910

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Docência, Aprendizagem

Resumo

O uso de tecnologias está sendo amplamente difundido no ensino, com objetivo de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo neste período pandêmico, no qual aconselha-se o distanciamento social, paralisando as atividades presenciais das escolas, tornando o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Nesse propósito, este artigo pretende apresentar a produção de materiais didáticos digitais que possam ser utilizados nas diversas áreas do ensino de Ciências e Biologia. O projeto desenvolveu materiais como cartilhas, livros digitais, mapas conceituais, cruzadinhas, caça-palavras, jogos educacionais, arquivos de aúdios e vídeos, utilizando ferramentas como Canvas, Kahoot, CmapTools, Spreaker, Flipsnack, Geniol, Educolorir, Youtube e o Google Site. Assim, consideramos importante a produção de materiais educativos utilizando recursos tecnológicos, de modo a propiciar a diversificação e dinamismo nas aulas, além de desenvolver habilidades tanto nos docentes como nos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UECE

Doutorando em Educação (UECE) Professor na Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE)

Edilane Ribeiro do Nascimento, UECE

Graduando em Ciências Biológicas (UECE)

Marcos Paulo Lopes Rodrigues, UECE

Graduando em Ciências Biológicas (UECE)

Ana Carolina Oliveira Silva, UECE

Graduando em Ciências Biológicas (UECE)

Referências

ABDELBASSET, Rouabah; SELMANI, Larbi; AKHROUF, Samir; YAHIA, Belayadi. Dihya: An intelligent learning object repository. In: 2015 International Conference on Interactive Mobile Communication Technologies and Learning (IMCL). IEEE, 2015. p. 154-159. DOI: https://doi.org/10.1109/IMCTL.2015.7359576

AGUIAR, Eliana Vigerion Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzzati. Repositórios de Objetos de aprendizagem. In: Tarouco et al. (Org.) Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

BRASIL. MEC/CONSED/UNDIME. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, 2017

CARVALHO, Nerivaldo Braz; CARVALHO, Anna Christina Farias. Uso dos Recursos Tecnológicos Atuais e sua contribuição no processo de Ensino-Aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 10, n. 33, p. 112-125, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.643

FERREIRA, Dennys Gomes; SANTOS, Juraci Pessoa. Jogos de construção interdisciplinar nos anos iniciais. Revista Eletrônica Mutações, v. 8, n.14, p. 182-184, 2017.

CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan; BORGES, Aurélio Ferreira; DUTRA, Charles Emerick Medeiros. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, v. 6, n. 16, p. 216-230, 2020. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72020616216230

GALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 87-93, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013

GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Penso Editora, 2015.

GRILLO, Marlene; LIMA, V. M. Mapas conceituais e sua utilização na educação. 2003.

HERRERO, Jorge Luis Gomes Martin. Uma reflexão sobre uso das tics no cotidiano escolar a partir da experiência de estágio na licenciatura de história. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2019.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, p. 4402-4412, 2009.Machado, F. C., & Lima, M. D. F. W. P. (2017). O Uso da Tecnologia Educacional: Um Fazer Pedagógico no Cotidiano Escolar. Scientia cum Industria, 5(2), 44-50. DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p44

MAFORT, Mariane Rentes; RAMOS, Laís Feliciano; FERNANDES-SANTOS, Caroline. Podcast como estratégia de inclusão no ensino superior. SocArXiv Paper, 2019. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/4vypq

MARTIN, João Alberto Prado et al. Uso da gamificação no ensino de marketing/Use of gamification in teaching marketing. Brazilian Applied Science Review, v. 2, n. 2, p. 734-745, 2018.

MEDEIROS, Magnólia Maria; QUEIROZ, Maria Jane. TICS NA EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARE LIVRE NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 14, p. 6875, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6875

MENEZES, Jones Baroni Ferreira; MOURA, Francisco Nunes Sousa; DE ARAÚJO SOUSA, Shirliane. Utilização das tecnologias digitais por docentes vinculados à cursos de licenciatura ofertados no município de Crateús-CE. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 12, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.11602/1984-4271.2019.12.1.7

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3 edição. 2001.

NUNES, João Batista Carvalho; OLIVEIRA, Luisa Xavier. Cultura digital: retrato do uso das tecnologias no Estado do Ceará. Fortaleza. EdUECE, 2014.

OLIVEIRA ALKIMIM, Wanderson. O lúdico no ensino e aprendizagem de botânica: fanerógamos no ensino superior. Heringeriana, v. 6, n. 1, p. 11-13, 2014. DOI: https://doi.org/10.17648/heringeriana.v6i1.10

OLIVEIRA MONTE, Ana Laís et al. Video wordfinder maker: ferramenta para criação de caça palavras sincronizadas com vídeos. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 2178-2189, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0186

OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19) situation report–102. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200501-covid-19-sitrep.pdf?sfvrsn=742f4a18_2. Acesso em 27 mai 2020.

QUINTANILHA, Luiz Fernando. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educar em Revista, n. 65, p. 249-263, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.50027

RAMOS, Lídia Maria Henrique; DE ARAÚJO, Robson Fágner Ramos. Uso de cartilha educacional sobre diabetes mellitus no processo de ensino e aprendizagem. Ensino, Saude e Ambiente Backup, v. 10, n. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v10i3.689

REIS, Deyse Almeida; VIEIRA JÚNIOR, Niltom Games como estratégia de ensino de ciências para abordar o saneamento básico. Research, Society and Development, v. 8, n. 12, p. e428121846-e428121846, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1846

RODRIGUES, Alessandra Pereira; BEZ, Marta Rosecler; KONRATH, Mary Lúcia Pedroso. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: Tarouco et al. (Org.) Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

RUSSELL, Philip et al. Creating, sharing and reusing learning objects to enhance information literacy. Journal of Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 60-79, 2013. DOI: https://doi.org/10.11645/7.2.1744

SANTOS, Miriam Cristina Fava; CATARINO, Maria Elisabete. 25 anos da web e o marco civil da internet: o livre acesso à informação, a liberdade de expressão e a privacidade. Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, p. 05-19, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.31855

SILVA, Marcelo José; PEREIRA, Marcus Vinicius; ARROIO, Agnaldo. O papel do youtube no ensino de ciências para estudantes do ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, 2017.

SILVA, Virginia Roters; LORENZETTI, Leonir. A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 43-64, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p43-64.i5922

SOUZA FILHO, Moacir Pereira; DE SOUZA ALBAS, Agda Eunice; GIBIN, Gustavo Bizarria. Uso de recursos tecnológicos no ensino de ciências: produção de videoaulas didáticos-experimentais pelos futuros professores. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4149

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. FABRE, Marie-Christine JM; TAMUSIUNAS, Fabricio; Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, n. 1, 2003. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13628

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A educação escolar no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Revista Faac, v. 1, n. 1, p. 35-45, 2011.

THEISEN, Geovane Rafael; PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira. E-book de ciências como ferramenta de apoio aos professores na promoção de aulas práticas. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 336-344, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95803

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

FERREIRA DE MENEZES, Jones Baroni; RIBEIRO DO NASCIMENTO, Edilane; LOPES RODRIGUES, Marcos Paulo; OLIVEIRA SILVA, Ana Carolina. CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1964–1979, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1964-1979.id910. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/408. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias