CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores/as

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes UECE
  • Edilane Ribeiro do Nascimento UECE
  • Marcos Paulo Lopes Rodrigues UECE
  • Ana Carolina Oliveira Silva UECE

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1964-1979.id910

Palabras clave:

Tecnologias Educacionais, Docência, Aprendizagem

Resumen

O uso de tecnologias está sendo amplamente difundido no ensino, com objetivo de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo neste período pandêmico, no qual aconselha-se o distanciamento social, paralisando as atividades presenciais das escolas, tornando o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Nesse propósito, este artigo pretende apresentar a produção de materiais didáticos digitais que possam ser utilizados nas diversas áreas do ensino de Ciências e Biologia. O projeto desenvolveu materiais como cartilhas, livros digitais, mapas conceituais, cruzadinhas, caça-palavras, jogos educacionais, arquivos de aúdios e vídeos, utilizando ferramentas como Canvas, Kahoot, CmapTools, Spreaker, Flipsnack, Geniol, Educolorir, Youtube e o Google Site. Assim, consideramos importante a produção de materiais educativos utilizando recursos tecnológicos, de modo a propiciar a diversificação e dinamismo nas aulas, além de desenvolver habilidades tanto nos docentes como nos discentes.

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Biografía del autor/a

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UECE

Doutorando em Educação (UECE) Professor na Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE)

Edilane Ribeiro do Nascimento, UECE

Graduando em Ciências Biológicas (UECE)

Marcos Paulo Lopes Rodrigues, UECE

Graduando em Ciências Biológicas (UECE)

Ana Carolina Oliveira Silva, UECE

Graduando em Ciências Biológicas (UECE)

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

FERREIRA DE MENEZES, Jones Baroni; RIBEIRO DO NASCIMENTO, Edilane; LOPES RODRIGUES, Marcos Paulo; OLIVEIRA SILVA, Ana Carolina. CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1964–1979, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1964-1979.id910. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/408. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.