CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1964-1979.id910Palabras clave:
Tecnologias Educacionais, Docência, AprendizagemResumen
O uso de tecnologias está sendo amplamente difundido no ensino, com objetivo de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo neste período pandêmico, no qual aconselha-se o distanciamento social, paralisando as atividades presenciais das escolas, tornando o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Nesse propósito, este artigo pretende apresentar a produção de materiais didáticos digitais que possam ser utilizados nas diversas áreas do ensino de Ciências e Biologia. O projeto desenvolveu materiais como cartilhas, livros digitais, mapas conceituais, cruzadinhas, caça-palavras, jogos educacionais, arquivos de aúdios e vídeos, utilizando ferramentas como Canvas, Kahoot, CmapTools, Spreaker, Flipsnack, Geniol, Educolorir, Youtube e o Google Site. Assim, consideramos importante a produção de materiais educativos utilizando recursos tecnológicos, de modo a propiciar a diversificação e dinamismo nas aulas, além de desenvolver habilidades tanto nos docentes como nos discentes.
Descargas
Métricas
Citas
ABDELBASSET, Rouabah; SELMANI, Larbi; AKHROUF, Samir; YAHIA, Belayadi. Dihya: An intelligent learning object repository. In: 2015 International Conference on Interactive Mobile Communication Technologies and Learning (IMCL). IEEE, 2015. p. 154-159. DOI: https://doi.org/10.1109/IMCTL.2015.7359576
AGUIAR, Eliana Vigerion Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzzati. Repositórios de Objetos de aprendizagem. In: Tarouco et al. (Org.) Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
BRASIL. MEC/CONSED/UNDIME. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, 2017
CARVALHO, Nerivaldo Braz; CARVALHO, Anna Christina Farias. Uso dos Recursos Tecnológicos Atuais e sua contribuição no processo de Ensino-Aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 10, n. 33, p. 112-125, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.643
FERREIRA, Dennys Gomes; SANTOS, Juraci Pessoa. Jogos de construção interdisciplinar nos anos iniciais. Revista Eletrônica Mutações, v. 8, n.14, p. 182-184, 2017.
CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan; BORGES, Aurélio Ferreira; DUTRA, Charles Emerick Medeiros. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, v. 6, n. 16, p. 216-230, 2020. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72020616216230
GALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 87-93, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Penso Editora, 2015.
GRILLO, Marlene; LIMA, V. M. Mapas conceituais e sua utilização na educação. 2003.
HERRERO, Jorge Luis Gomes Martin. Uma reflexão sobre uso das tics no cotidiano escolar a partir da experiência de estágio na licenciatura de história. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2019.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, p. 4402-4412, 2009.Machado, F. C., & Lima, M. D. F. W. P. (2017). O Uso da Tecnologia Educacional: Um Fazer Pedagógico no Cotidiano Escolar. Scientia cum Industria, 5(2), 44-50. DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p44
MAFORT, Mariane Rentes; RAMOS, Laís Feliciano; FERNANDES-SANTOS, Caroline. Podcast como estratégia de inclusão no ensino superior. SocArXiv Paper, 2019. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/4vypq
MARTIN, João Alberto Prado et al. Uso da gamificação no ensino de marketing/Use of gamification in teaching marketing. Brazilian Applied Science Review, v. 2, n. 2, p. 734-745, 2018.
MEDEIROS, Magnólia Maria; QUEIROZ, Maria Jane. TICS NA EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARE LIVRE NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 14, p. 6875, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6875
MENEZES, Jones Baroni Ferreira; MOURA, Francisco Nunes Sousa; DE ARAÚJO SOUSA, Shirliane. Utilização das tecnologias digitais por docentes vinculados à cursos de licenciatura ofertados no município de Crateús-CE. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 12, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.11602/1984-4271.2019.12.1.7
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3 edição. 2001.
NUNES, João Batista Carvalho; OLIVEIRA, Luisa Xavier. Cultura digital: retrato do uso das tecnologias no Estado do Ceará. Fortaleza. EdUECE, 2014.
OLIVEIRA ALKIMIM, Wanderson. O lúdico no ensino e aprendizagem de botânica: fanerógamos no ensino superior. Heringeriana, v. 6, n. 1, p. 11-13, 2014. DOI: https://doi.org/10.17648/heringeriana.v6i1.10
OLIVEIRA MONTE, Ana Laís et al. Video wordfinder maker: ferramenta para criação de caça palavras sincronizadas com vídeos. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 2178-2189, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0186
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19) situation report–102. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200501-covid-19-sitrep.pdf?sfvrsn=742f4a18_2. Acesso em 27 mai 2020.
QUINTANILHA, Luiz Fernando. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educar em Revista, n. 65, p. 249-263, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.50027
RAMOS, Lídia Maria Henrique; DE ARAÚJO, Robson Fágner Ramos. Uso de cartilha educacional sobre diabetes mellitus no processo de ensino e aprendizagem. Ensino, Saude e Ambiente Backup, v. 10, n. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v10i3.689
REIS, Deyse Almeida; VIEIRA JÚNIOR, Niltom Games como estratégia de ensino de ciências para abordar o saneamento básico. Research, Society and Development, v. 8, n. 12, p. e428121846-e428121846, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1846
RODRIGUES, Alessandra Pereira; BEZ, Marta Rosecler; KONRATH, Mary Lúcia Pedroso. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: Tarouco et al. (Org.) Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
RUSSELL, Philip et al. Creating, sharing and reusing learning objects to enhance information literacy. Journal of Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 60-79, 2013. DOI: https://doi.org/10.11645/7.2.1744
SANTOS, Miriam Cristina Fava; CATARINO, Maria Elisabete. 25 anos da web e o marco civil da internet: o livre acesso à informação, a liberdade de expressão e a privacidade. Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, p. 05-19, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.31855
SILVA, Marcelo José; PEREIRA, Marcus Vinicius; ARROIO, Agnaldo. O papel do youtube no ensino de ciências para estudantes do ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, 2017.
SILVA, Virginia Roters; LORENZETTI, Leonir. A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 43-64, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p43-64.i5922
SOUZA FILHO, Moacir Pereira; DE SOUZA ALBAS, Agda Eunice; GIBIN, Gustavo Bizarria. Uso de recursos tecnológicos no ensino de ciências: produção de videoaulas didáticos-experimentais pelos futuros professores. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 3, 2017. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4149
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. FABRE, Marie-Christine JM; TAMUSIUNAS, Fabricio; Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, n. 1, 2003. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13628
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A educação escolar no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Revista Faac, v. 1, n. 1, p. 35-45, 2011.
THEISEN, Geovane Rafael; PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira. E-book de ciências como ferramenta de apoio aos professores na promoção de aulas práticas. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 336-344, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95803
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.